O ENSINO,ALGO FÁCIL DE CONSTRUIR
Resumo
Enquanto alunos de Letras e bolsistas do PIBID, nosso grupo se dividiu por escola para abordar diversas questões relacionadas à escrita, à compreensão e à leitura de textos nas cinco escolas – municipais e estaduais – participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Na medida em que nos deparamos com as realidades vivenciadas nas instituições de ensino, percebemos que muitas das dificuldades existentes podem ser sanadas a partir de algumas mudanças que dependem, basicamente, da nossa capacidade de criar, recriar e inventar. Ser criativo, no momento atual, torna-se essencial para futuros docentes. Nós buscamos essa criatividade em nossa abordagem em relação ao trabalho realizado na área de atuação de língua portuguesa a partir de atividades dinâmicas que contemplem os eixos selecionados para nosso trabalho (leitura, escrita e compreensão), pois temos, como uma das nossas preocupações, a questão da língua. Como qualquer docente, buscamos, primeiramente, explorar a realidade dos alunos da Escola Municipal São Canísio, localizada no bairro Carlota. A escola possui pouco mais de 200 alunos, que estão matriculados da pré-escola até o 9º ano. Para isso, nos dividimos da seguinte maneira: dois alunos atuam nas quartas-feiras à tarde, em oficinas de aprendizagem e dois alunos atuam no trabalho de intervenção em sala de aula, nas sextas-feiras pela manhã, um no 9º e, outro, nos dois 6ºs anos. Segundo a nossa proposta de trabalho, tanto na oficina de aprendizagem quanto nas intervenções no turno de aula, disponibilizamos aos alunos um contato diferenciado com a língua portuguesa, através dos trabalhos realizados com textos de diferentes gêneros. Na oficina de aprendizagem, iniciamos o projeto “Uma maleta de conhecimento”, baseado no texto “A professora e a maleta”, do livro A Casa da Madrinha, de Lygia Bojunga. A cada semana enfocamos um conhecimento diferente, a partir de envelopes de diferentes cores colocados na maleta. Por exemplo, o envelope azul contempla as atividades de compreensão, o envelope rosa as de escrita, o laranja refere-se às atividades com a poesia, o envelope verde às atividades de leitura e assim por diante. Nosso objetivo com tal proposta de trabalho é desenvolver auxílios na tentativa de sanar as reais dificuldades apresentadas pelos alunos. Já nas intervenções que ocorrem em sala de aula, no turno da manhã, o trabalho tem sido realizado nos 6ºs anos. Um exemplo das atividades organizadas é o trabalho com o gênero descritivo a partir de fragmentos de textos e suas relações com imagens. A partir disso, solicitamos a elaboração de textos descritivos por parte dos discentes. Já no 9º ano, a atividade que tem sido proposta aos alunos baseia-se na confecção de currículos. Segundo a professora de língua portuguesa da turma, este é um assunto extremamente pertinente de acordo com os interesses que possuem. Iniciamos as atividades com uma dinâmica de grupo, que obteve resultado bastante positivo. As ações desenvolvidas nos 6ºs anos e 9º ano, bem como na oficina de aprendizagem, têm sido muito proveitosas para nós, bolsistas PIBID. Através de ideias criativas e dinâmicas podemos fazer do ensino, algo fácil de construir.
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