LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROJETO PIBID: ESTUDO REALIZADO COM ALUNOS DO 1º E 2º ANO DA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO ALFREDO JOSÉ KLIEMANN

Lucas Silva Skolaude, Mauro Jose Junior, Miria Suzana Burgos

Resumo


 

Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa que oferece bolsas para estudantes de cursos de licenciatura, para que eles exerçam atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade dessas escolas. Para que os alunos sejam acompanhados e orientados, existem bolsas também para coordenadores das licenciaturas e supervisores das escolas. O objetivo central do Pibid gira em torno do eixo conhecimento, da aprendizagem continuada, entendendo que só através de uma inserção qualificada na escola, o licenciando possa articular elementos de teoria/prática, ação/reflexão, ensino/pesquisa. Objetivo: desenvolver a percepção auditiva, o equilíbrio a coordenação dinâmica geral, agilidade e o conhecimento do esquema corporal (partes do corpo), através de atividades que evidenciem percepção de espaço (sentido de orientação), atenção, cooperação e o respeito aos colegas, através de oficinas de aprendizagem. Método: foram realizadas atividades com os alunos do 1º e 2º anos da Escola Estadual Alfredo José Kliemann, indicados pelos professores titulares das turmas e que apresentavam dificuldade de aprendizagem. As atividades foram desenvolvidas através de oficinas no turno oposto ao de aula, com uma média de 13 alunos por oficina. As mesmas tinham em torno de uma hora e meia de duração, em que era possível desenvolver um plano de atividades, atendendo as dificuldades de aprendizagem, detectadas anteriormente, expressas no diagnóstico realizado. Resultados: o trabalho foi bem desenvolvido, sendo observados, durante as atividades, alguns alunos que possuem dificuldades com relação à coordenação, atenção e sentido de orientação. Na utilização do balão como recurso, as atividades foram sempre bem aceitas, muitas vezes com dificuldades, para conter a empolgação dos alunos. Pudemos também, através das oficinas, contribuir para o desenvolvimento motor dos alunos, o que tende a melhorar, através das observações feitas, durante a aplicação das atividades. Na utilização de todos os materiais disponíveis, o envolvimento dos alunos, com relação às atividades foi grande, todos participando com disposição. A variedade de atividades aplicadas, durante as oficinas, faz com que o aluno amplie seu acervo motor, de maneira a contribuir para uma consciência corporal desejada. Outro ponto positivo é o fato de termos um melhor aproveitamento do tempo com os alunos, sendo visível a curiosidade e o envolvimento, com mais atenção. Os jogos de estafetas sempre despertam interesse dos alunos, na medida em que a turma se divide, caracterizando uma forma de competição, embora este não tenha sido o objetivo principal da atividade. Considerações Finais: as atividades oferecidas nas oficinas, contribuíram de forma visível, na aprendizagem dos alunos. Este trabalho mostrou-se de grande importância, uma vez que os alunos tiveram oportunidade de ter atendimento especial na Educação Física (usualmente, não possuem professor de Educação Física), o que foi demonstrado pela empolgação dos alunos, resposta às solicitações na atividades pedagógicas e físico-recreativas, demonstrando a contendo, evidências positivas na área perceptiva (auditiva), coordenação, agilidade, esquema corporal que se reflete nas aprendizagens que levam ao desenvolvimento global e integrada da criança.

 


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