RELATO DE EXPERIÊNCIA - OFICINA DE APRENDIZAGEM DO PROJETO PIBID: ESTUDO REALIZADO JUNTO À ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO WILLY CARLOS FRÖHLICH

Maiquele Schurer, Samuel Jochins, Miria Suzana Burgos

Resumo


 

RELATO DE OFICINA DE APRENDIZAGEM DO PROJETO PIBID: estudo realizado junto à Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Fröhlich Miqueli Schurer – bolsitas PIBID Samuel Jochims – bolsita PIBID Miria Suzana Burgos - Orientadora

 

Introdução: O PIBID é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura, para que exerçam atividades pedagógicas, em escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria e qualidade dessas escolas. No sentido de elevar a qualidade dos cursos de formação de educadores e o desempenho das escolas nas avaliações nacionais. Objetivo: desenvolver o sentido de orientação, percepção auditiva, sensorial, esquema corporal (lateralidade, percepção do corpo, em relação aos objetos lúdico-desportivos), motricidade ampla e fina (equilíbrio, coordenação dinâmica geral, coordenação manual), percepção espacial (direção, sentido), percepção temporal (rapidez de reação, tempo), precisão de movimentos. Método: foram realizadas 2 oficinas de aprendizagem de Educação Física, junto ao 1º e 2º ano (10 alunos- 4 do sexo masculino e 6 do sexo feminino) e 5ª série (8 alunos, sendo 3 do sexo masculino e 5 do sexo feminino), com a orientação dos Coordenadores do Projeto e acompanhamento dos supervisores de escola. O trabalho foi realizado com os alunos, em turno oposto ao das aulas. Foi encaminhado um termo de consentimento esclarecido aos pais e responsáveis pelos alunos, contendo informações importantes da oficina de aprendizagem. Após sua autorização, iniciaram-se os trabalhos. Para as oficinas de aprendizagem os indivíduos foram orientados a compacer na escola, pela manhã, no primeiro período. Na oficina com as turmas de primeiro e segundo ano, em que compareceram 10 alunos, foram utilizadas atividades de alongamento, brincadeiras, quebra-cabeça que despertassem concentração, trabalho de equipe, raciocínio lógico, lateralidade, mobilidade e noção de espaço. Na oficina de quinto ano foram aplicadas atividades com corda, grande jogo caçador, futebol adaptado; essas atividades proporcionam a interação entre os alunos, respeito e coordenação motora. Foram também utilizadas, nas oficinas bolas, cordas, raquetes, rede de vôlei e jogos criados pelos respectivos bolsistas. Resultados: Percebemos, na aplicação das oficinas, com os dezoito alunos participantes deste estudo: como eram atividades diferentes do que eles estavam acostumados a realizar, despertou uma curiosidade a cada atividade realizada; nos pequenos e grandes jogos deu para perceber que algumas crianças detinham certas dificuldades motoras e perceptivas de tempo (rapidez de reação, reflexo, tempo de reação) e espaço (dimensões da quadra). A cada oficina realizada havia novas curiosidades dos alunos, com relação às próximas atividades da oficina. A cada atividade proposta, sempre manteve grande dedicação e superação a cada dificuldade encontrada. Pode-se notar grande disposição dos alunos e da escola, com relação às atividades desenvolvidas. Conclusão: diante do trabalho concluímos que as atividades oferecidas pelas oficinas contribuem na aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao acervo motor, ampliação da consciência corporal, percepção complexa de espaço e tempo, o que demonstra a importância do projeto PIBID na escola, adquirindo novas vivências e novas oportunidades para os alunos do projeto possam supera.

 


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