A INTERVENÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DOCENTE

Daniele Elis Stoeckel, Luana Schultz, Carla Lavinia Rosa

Resumo


 

Este resumo apresenta resultados parciais de uma intervenção escolar realizada a partir de observações e práticas docentes, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid/Unisc, na escola São Canísio, de Santa Cruz do Sul. Um dos objetivos do Programa é oferecer aos acadêmico-bolsistas oportunidade de viver experiências docentes, assim como situações práticas de sondagem, diagnóstico e planejamento no campo de atuação profissional. Vamos relatar aspectos de nossa atuação no processo de Intervenção Pedagógica planejada e realizada com o propósito de auxiliar o professor titular das turmas em seu planejamento diário/semanal. Para colocar em prática esta ideia, foram realizadas leituras e discussões que deram origem a um instrumento de sondagem, que foi realizada com os alunos dos primeiros e segundos anos das escolas integrantes do Programa. Após realizar esta atividade, concluímos o trabalho de pesquisa com a elaboração de um diagnóstico específico por turma, no qual apareciam as principais dificuldades de aprendizagem expostas pelas crianças. Depois das sondagens realizadas e do diagnóstico pronto, tivemos como atividade do Roteiro 8, o planejamento e a implantação de um Laboratório de Aprendizagem. Em nossas reuniões semanais do Subprojeto 1- Pedagogia elaboramos atividades e materiais tendo como tema “A turma da Mônica”. A atividade de Laboratório é oferecida no contra turno e não foi muito procurada pelos alunos. Esta constatação fez com que mudássemos a estratégia e passássemos a realizar a prática no espaço chamamos de Intervenção Pedagógica executada na sala de aula, como auxílio ao trabalho do professor. Esta prática nos oferece contato direto e real com as crianças e outros membros da comunidade escolar. A metodologia utilizada no desenvolvimento da Intervenção demanda planejamento conjunto realizado pela professora Regente e bolsista. A periodicidade é semanal e no turno normal de aula. Os dias de Intervenção na escola foram e são definidos de acordo com os horários escolhidos pela professora Regente. Juntamente com a professora regente da turma, cabe as bolsistas planejar, participar e interagir em aula de modo a atender individualmente os alunos. Os resultados demonstram que ainda há uma pequena restrição em realizar as atividades nas escolas, mas mesmo assim através do diálogo e do convívio semanal durante o desenvolvimento das atividades, estamos conseguindo reverter esta situação. Com este trabalho pensamos que poderemos contribuir para um melhor desenvolvimento e enriquecimento do aprendizado das crianças e ainda favorecer o docente em suas práticas diárias, assim como favorecer a nossa formação.

Palavras-chave: Intervenção Pedagógica; Prática Docente; Trabalho em equipe; Processo ensino-aprendizagem.

 


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