PIBID/UNISC: “PROFESSOR EM FORMAÇÃO: TECENDO POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS”

Aline Elisabete Pereira, Rudimar Serpa de Abreu, Joice Nunes Lanzarini

Resumo


 

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) se destina a oferecer bolsas de iniciação à docência para estudantes de cursos de licenciatura, para que eles exerçam atividades pedagógicas nas escolas públicas de ensino básico, aprimorando sua formação e contribuindo para a melhoria de qualidade de ensino dessas escolas. O projeto “Professor em Formação: tecendo possibilidades pedagógicas”, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), desenvolve atividades através de 5 subprojetos: área 1 (Pedagogia), área 2 (Matemática e Computação), área 3 (Letras), área 4 (Ciências Biológicas, Educação Física e Química), área 5 (Filosofia, História e Geografia). Participam do programa 5 escolas de Santa Cruz do Sul, divididas entre municipais e estaduais. O compromisso com a formação dos estudantes das licenciaturas da Unisc pede necessariamente uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade tanto social, dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal/coletiva, quanto à afirmação do princípio da participação política. Nós, enquanto Universidade Comunitária, vinculados com o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, entendemos que existe a necessidade de incentivar a formação de professores para a educação básica, contribuindo para a elevação da qualidade da escola pública; valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente; inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, promovendo a integração entre educação superior e educação básica; proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, levando em consideração o IDEB e o desempenho da escola em avaliações nacionais e incentivar escolas públicas de educação básica, tornando-as protagonistas nos processos formativos dos estudantes das licenciaturas, mobilizando seus professores como conformadores dos futuros professores. Pensando na abertura de novas possibilidades de interação, o PIBID/Unisc incorporou em sua dinâmica a utilização das tecnologias da Educação a Distância para preparação e gerenciamento das suas ações, consolidando-se como uma experiência única no país que utiliza essa metodologia como estratégia de organização, integração e acompanhamento do trabalho dos bolsistas. Na Sala Virtual de Aprendizagem do PIBID são disponibilizados materiais que contribuem para a formação dos bolsistas, bem como os roteiros que organizam o trabalho de todos nas diferentes escolas integrantes do projeto. Estes roteiros, pensados e produzidos pela Coordenação Geral do Programa juntamente com os coordenadores das áreas envolvidas, buscam garantir um nivelamento do conhecimento dos bolsistas sobre uma temática que, posteriormente será posta em prática nas escolas sob orientação dos professores supervisores das mesmas. Além de recursos para organizar o estudo prévio sobre as temáticas propostas, a Sala Virtual conta com ferramentas que facilitam a comunicação e a troca de experiências entre todos os bolsistas. A metodologia adotada no PIBID/Unisc oportuniza aos estudantes um novo espaço de aprendizagem e instaura uma metodologia dinâmica onde as interações se realizam numa densa rede na qual os saberes são compartilhados.

 


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