A IMPORTÂNCIA LÚDICA NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA PERCEBIDA PELO PROFESSOR DE SÉRIES INICIAIS DE SANTA CRUZ DO SUL

SILVIA VIRGINIA COUTINHO AREOSA, JULIANE XAVIER DA SILVA, JÉSSICA RANDT, VALDIRENE VIEIRA WEILAND, VANESSA MONIGUELI GIEHL

Resumo


O brincar se constitui como uma fonte de possibilidades para a criança. O processo lúdico na escola possibilita a imaginação, a criação e a aprendizagem, contribuindo de forma promissora para o desenvolvimento das potencialidades e da imaginação deste novo ser que se desenvolve. Esta é uma pesquisa desenvolvida na disciplina de Pesquisa Aplicada à Psicologia II, que tem por objetivo investigar a importância do brincar no desenvolvimento da criança em séries iniciais, enfatizando a sua relação com o lúdico, constituindo sua subjetividade. Busca-se constatar de que forma está disposta a interação professor/aluno em relação ao lúdico, percebendo possíveis expectativas. A identificação das brincadeiras como o faz-de-conta, brinquedos pedagógicos e brinquedos em construção na atividade apresentam uma importância em relação ao desenvolvimento da criança, desta forma, amplia-se a visão sobre o funcionamento destes jogos educativos. A pesquisa está sendo realizada na cidade de Santa Cruz do Sul, em duas escolas, uma pública e outra privada que contemplam dois modelos educativos, um representando a Pedagogia Tradicional e outro a Pedagogia Construtivista. A amostra será composta por crianças do segundo ano do ensino fundamental e por suas professoras, em cada uma das escolas. A coleta de dados será realizada através de entrevista dirigida com as professoras e da realização de teste psicológico com as crianças no mês de setembro com o objetivo de avaliar questões lúdicas e traços de personalidade, além de observações nas duas escolas. A observação será realizada em sala de aula com as crianças e os educadores, para verificar o tipo de atividade realizada neste contexto. Também será aplicado um teste projetivo (HTP), que consiste no desenho de uma casa, uma árvore e uma pessoa com as crianças, mas para isso, será combinado com a escola os horários em que estas permitirão a nossa observação, bem como, alguns momentos para que possamos aplicar o teste. As atividades lúdicas ampliam novos horizontes e novas percepções acerca da aprendizagem infantil e também se revela como um processo facilitador da aprendizagem, criando condições para que a criança explore seus movimentos, manipule materiais, interaja com seus companheiros e resolva situações-problema. Desta forma, com este projeto busca-se verificar a importância do brincar nestes modelos de educação infantil, contribuindo para que os mesmos tenham espaço garantido na formação de sujeitos criativos, com uma percepção crítica do contexto social em que estão inseridos e em desenvolvimento.


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