A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

MAIARA GASPAROTTO LAGEMANN, JUSTINA INES FACCINI LIED, ISABEL KÖRBES CAPINI

Resumo


A Tecnologia da Informação possibilita a interação, a reflexão e a autonomia do ser humano fundamentada na sua realidade sócio-histórica. Realidade que exige professores preparados, conhecedores e críticos de suas práticas, flexíveis no uso das diferentes estratégias de ensino e capazes de responder aos desafios da sociedade contemporânea. Sabe-se que o professor nem sempre consegue responder a esses desafios, quer pela limitação inerente ao currículo de formação, quer pela dinâmica da sociedade em contínuo desenvolvimento. Na perspectiva e com o intuito de proporcionar um ensino mais efetivo, bem como o aperfeiçoamento didático-pedagógico contínuo dos professores, o Projeto de Extensão 223A Tecnologia da Informação e o Ensino da Língua Inglesa224240 objetivou reunir professores de Língua Inglesa para discussão e análise de suas propostas de ensino no Ensino Fundamental e Médio, com base nas diferentes abordagens metodológicas no ensino de uma língua estrangeira; instrumentalizar o professor para o uso das tecnologias em sala de aula; identificar recursos disponíveis na rede mundial que possam auxiliar no ensino; desenvolver oficinas no Laboratório de Línguas da Univates para os alunos da rede particular e pública da Região; promover o IV Concurso de Leitura em Língua Inglesa para alunos de 7ª240 e 8ª240 séries do Ensino Fundamental do RS;240 promover o XII Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa na Univates; e oferecer Cursos de Extensão aos professores e comunidade em geral. A metodologia do Projeto compreendeu reuniões semanais da equipe240 para planejamento, estudo e elaboração das ações a serem desenvolvidas junto aos professores, bem como dos cursos, encontros e ações240 desenvolvidas na Univates ao longo de 2011. A divulgação das ações do Projeto junto às Escolas, professores,240240240240240240 Secretarias Municipais de Educação e comunidade regional, foi feita por e-mail, pelos vários meios de comunicação regional e pelo site da Univates. O projeto envolveu, no ano de 2011, um total de 307 professores e acadêmicos da Univates e comunidade em geral para práticas de ensino de Língua Inglesa através de oficinas no Laboratório de Línguas, cursos e encontros durante o ano. A Univates, como Instituição de Ensino Superior, diante da revolução tecnológica, não240240pode deixar de usufruir todos os seus benefícios, pois 223são as transformações globais, em todas as áreas da atividade humana, que devem mover as estratégias acadêmicas,224 Marcovitch (2002).240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240240


240


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.