O MANEJO DE PACIENTES ESPECIAIS NA ODONTOLOGIA

GABRIELE CRISTINE DO NASCIMENTO, SONIA RENNER HERMES

Resumo


Pacientes especiais são conceituados como portadores de deficiências físicas, orgânicas, intelectuais, sociais ou emocionais, e que necessitam de uma abordagem especial para suprir suas dificuldades. Esses pacientes demonstram reações diversas frente às consultas, por isso o cirurgião-dentista antes de iniciar o atendimento, deve tomar conhecimento dos seus limites e diferenças, sendo imprescindível uma anamnese e exame físico minucioso (CAMPOS et al, 2009; FOURNIOL FILHO, 1998). A relação entre dentista e paciente deve ser o mais natural possível, com compromisso e responsabilidade por parte do profissional na busca da manutenção e saúde bucal do paciente (PERES; PERES E SILVA, 2005; CAMPOS, et al, 2009). O manejo destes pacientes visa à obtenção da segurança tanto do paciente quanto do profissional (FERNANDES, et al, 2010). Este trabalho tem o objetivo de possibilitar através do manejo o atendimento de pacientes com necessidades especiais na clínica de odontologia da UNISC, individualizar a abordagem no atendimento, buscando atender estes pacientes da melhor maneira possível, bem como obter conhecimento das técnicas de manejo disponíveis para pacientes especiais. Antes de obter o primeiro contato com o paciente no ambiente odontológico, os responsáveis por eles recebem orientações através de uma palestra. Nesta são passadas diversas instruções de como os cuidadores devem proceder em relação à higiene bucal, e também recebem informações de como ocorre a formação da placa bacteriana, que é a causadora da maioria dos problemas que acometem a cavidade bucal. São alertados também sobre o foco do Projeto Sorriso Especial, que tem como base a prevenção. O primeiro contato com o paciente é fundamental para estabelecer a relação com o acadêmico, em que é feito o acolhimento e reconhecimento das dificuldades e problemas desse paciente. O manejo é desenvolvido de acordo com as necessidades de cada paciente, além de inseri-los em um programa de manutenção periódica preventiva. É notória a evolução encontrada nos pacientes em relação ao comportamento na clínica odontológica, atribuída ao manejo. Uma das técnicas de manejo que é bem-aceita pelos pacientes é a técnica de dizer-mostrar-fazer, o que exige muita calma e clareza do acadêmico ao transmitir os passos que serão realizados no tratamento. Podemos concluir que através do manejo dos pacientes, conseguimos realizar os mais diversos procedimentos na clínica de odontologia da UNISC, driblando barreiras e preconceitos através da aproximação.


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