RELATOS E EXPERIÊNCIA DA MONITORIA DE APRENDIZAGEM DO PROJETO PIBID: ESTUDO REALIZADO EM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SANTA CRUZ DO SUL

CHARLES MAURICIO HENKES , PRISCILA TATIANA DA SILVA, MIRIA SUZANA BURGOS

Resumo


Introdução: O PIBID é um programa que oferece bolsa para estudantes de cursos de licenciatura, objetivando o exercício de atividades pedagógicas em escolas públicas de ensino básico, contribuindo para a formação dos bolsistas e alunos e para a melhoria da qualidade de ensino das escolas. Objetivo: Desenvolver o sentido de orientação, percepção auditiva, sensorial, esquema corporal (lateralidade, percepção do corpo, em relação aos objetos lúdico-desportivos), motricidade ampla e fina (equilíbrio, coordenação dinâmica geral, coordenação manual), percepção espacial (direção, sentido), percepção temporal (rapidez de reação, tempo) e precisão de movimentos dos alunos e inserir os acadêmicos no contexto de escolas da rede pública de educação, contribuindo para sua formação e promovendo a integração da educação superior com a educação básica. Método: O trabalho desenvolvido através da modalidade de Monitoria Paralela, com a orientação e acompanhamento dos coordenadores e supervisores do programa, envolveu turmas do 1º ao 5º ano das séries iniciais do ensino fundamental, nos turnos manhã/tarde. As intervenções ocorreram nas respectivas aulas de Educação Física, onde realizaram-se atividades com alunos incluídos, que possuem dificuldades motoras e intelectuais. As sessões de monitoria contaram com atividades de aquecimento, exercícios ginásticos, atividades recreativas, lúdicas, pré-desportivas, volta à calma, observando o relacionamento e desenvolvimento dos alunos. Resultados: Inicialmente, constatou-se que muitos alunos apresentaram dificuldades em relação a capacidades afetivas, manipulativas e de percepção espaço/temporal. A cada sessão, tanto os alunos com necessidades especiais, quanto os demais, apresentaram melhora na assimilação das atividades propostas. As intervenções possibilitaram ganhos não só aos alunos atendidos pelo programa, que demonstraram avanços no seu desenvolvimento motor, como também aos bolsistas que atuaram nas escolas e puderam vivenciar a realidade docente e aperfeiçoar sua metodologia de ensino, obtendo assim um acréscimo na articulação entre teoria e prática e aperfeiçoamento em suas metodologias de ensino, no ambiente escolar. Conclusão: Com este trabalho concluí-se que as atividades oferecidas, contribuem para aprendizagem dos alunos, no que diz respeito ao acervo motor, ampliação da consciência corporal, percepção complexa de espaço e tempo e demais dimensões propostas, proporcionando participação e inclusão dos alunos com deficiência. Conclui-se também que a experiência do futuro Profissional de Educação Física em vivenciar a atuação docente paralelamente ao seu período de formação é uma oportunidade enriquecedora, visto que ao presenciar a realidade de um ambiente escolar, o estagiário se depara com todo um acervo de dificuldades, desafios e situações, tendo, neste sentido, a oportunidade de aprender na prática formas diferentes de superar as adversidades para alcançar seus objetivos.


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