PROJETO CALENDÁRIO

ADRIANE FRANKEN BITTENCOURT LEANDRA, JENIFER ELIS SCHROEDER DE LARA, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar as atividades desenvolvidas pelas estudantes bolsistas do Subprojeto 1 - Pedagogia, através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/ CAPES), promovido pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), junto à Escola Municipal de Ensino Fundamental Santuário, na cidade de Santa Cruz do Sul - RS. O trabalho é realizado com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, na modalidade de Oficinas de Aprendizagem, oferecidas no turno oposto ao da realização das aulas regulares. Para a construção do planejamento das oficinas foram considerados como diagnóstico, os resultados obtidos na Provinha Brasil, realizada com as crianças no início do ano letivo de 2013. O diagnóstico apontou para a necessidade de intensificar as atividades relacionadas ao processo de alfabetização. Diante disso, as oficinas têm como foco principal auxiliar os alunos que necessitam qualificar o aprendizado da leitura e da escrita como processo inicial de alfabetização. Nesse momento do processo, é importante o entendimento de aprendizados e mecanismos de registro e formatação das escritas, tais como: tipos de letras e tamanhos das mesmas, uso das margens e dos espaços destinados à elaboração dos textos que serão lidos posteriormente, entre outros aspectos. Além disso, durante esse período inicial, foi trabalhada a noção de gráficos nos registros das atividades cotidianas, como número de crianças presentes em cada grupo e suas respectivas turmas. Para desenvolver o projeto foi escolhido como tema "O Calendário", que nos permitiu contemplar de modo interdisciplinar os conteúdos apontados no diagnóstico. Iniciamos estudando sobre os meses do ano, a semana e os dias nesses dois contextos. Vimos, então, os significados possíveis para os meses do ano, a distribuição dos aniversários de cada aluno e das professoras ao longo dos meses. Fizemos, para tanto, uso da composição de um calendário, das suas informações e sua organização para a elaboração de um calendário com cada criança, trabalhando o que essas já sabem e intensificando esse saber. Esses e outros aspectos mobilizaram os alunos para as aprendizagens pretendidas. Já temos indicativos de que, nesse momento, os alunos apresentam mudanças significativas quanto à noção de espaço e a compreensão de gráficos. Sendo assim, através desse tema, que não se esgotou no primeiro semestre letivo, continuamos a propor e desenvolver atividades que contribuam para o aprendizado efetivo e qualificado do processo de leitura.


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