CICLO DE CINEMA INTERDISCIPLINAR: APRENDER A VER A VIDA DE FORMA DIFERENTE

SERGIO HAUTH JUNIOR, ERNESTO LUIZ ALVES

Resumo


Este resumo tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas no Colégio Estadual Professor Luiz Dourado, de Santa Cruz do Sul, vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC, durante os meses de março e junho de 2013. O programa tem como coordenador geral o Prof. Dr. Rudimar Serpa Abreu, e como coordenador do subprojeto de História/Geografia/Filosofia o Prof. Ms. Ernesto Luis Alves. Na escola, nós bolsistas, atuamos com os educandos das duas turmas do Ensino Médio. Inicialmente o Projeto Interdisciplinar de Ciclo de Cinema teve por público as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da mesma escola, mas por uma opção da escola revimos esse aspecto por se tratar de um grupo cuja proposta pedagógica é diferenciada. As áreas envolvidas foram Letras/Espanhol, Filosofia e História. A proposta do Clico de Cinema tem em vista uma ação que possibilite aos estudantes maior acesso à arte do cinema e a ampliação do modo de ver a vida, por meio de uma reflexão coletiva. Optamos, metodologicamente, por quatro sessões cujos filmes seguem a respectiva sequência: Flor do deserto, Conflito das águas, Ensaio sobre a cegueira e A vida de David Gale. A proposta de discussão dos filmes está em consonância com o eixo reflexivo do PIBID neste ano, culturas africanas e indígenas, além de possibilitar uma profunda discussão acerca de temas como ética e política. Cabe ressaltar, contudo, que o Projeto encontra-se em plena execução, na terceira etapa que é a formação de um processo de avaliação da caminhada, bem como de projeções para um novo passo, o que nos possibilita tirar algumas conclusões sobre a proposta de trabalho. A metodologia é composta por uma introdução ao filme, por assistir ao filme e por posterior roda de conversa. Iniciamos os encontros fazendo uma abordagem expositivo-dialogada, a partir dos objetivos e razão do Projeto de Cinema. Em seguida, foi possível perceber um envolvimento significativo por parte dos estudantes e professores, bem como bom interesse em torno das temáticas apresentadas. Na semana subsequente, exibimos o primeiro filme intitulado Flor do deserto que trata, especificamente, de uma problemática sobre as culturas africanas. Durante a exibição, os discentes permaneceram, na sua grande maioria, concentrados e atentos. Após, foi sugerida uma roda de conversa, a partir dos principais elementos do filme. Houve uma excelente participação expositiva dos educandos, denotando uma clara e ampla compreensão da densidade e tensidade do filme. Os posicionamentos maduros e a noção democrática de respeito ao pensamento diferente foram grandes marcas dessa primeira experiência. Os demais filmes decorreram com a mesma qualidade de participação e tensidade. A proposta de Ciclo de Cinema, na sua prática, esboçou-se como um grande estímulo aos estudantes para uma profunda reflexão sobre a vida, princípios éticos, história e tradições africanas e indígenas, bem como, do contexto sócioeconômico, político e cultural da América Latina e da África, a partir dos temas propostos pelos filmes. Comprovou-se ainda que, em parte, os estudantes conseguiram ampliar sua visão de mundo e dialogar com ideias e posturas diferentes. Ambas as atitudes, fundamentais para uma cultura democrática e crítica da sociedade. Conforme acredita Walter Benjamin, pensador do século XX, os filmes são capazes de produzir uma nova cultura social embasadas no bem comum.


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