DESPERTANDO O HÁBITO DA LEITURA ATRAVÉS DA COMPUTAÇÃO

TAMIRES GIOVANA DOS SANTOS ROCHA, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Sabe-se que a leitura é fundamental para o ser humano, ela desenvolve o raciocínio lógico, a interpretação, amplia o vocabulário, entre outros inúmeros benefícios. Nas práticas realizadas através do Programa Institucional de Iniciação a Docência - PIBID UNISC, no subprojeto de computação, na Escola Estadual de Ensino mMédio Willy Carlos Frohlich, com turmas dos anos iniciais do ensino fundamental, notou-se a necessidade de despertar nos estudantes o gosto pela leitura, visto que a maioria apresenta dificuldades de interpretação, raciocínio lógico, ortografia e na produção de frases e textos. Neste sentido, está sendo desenvolvido um projeto que integra a leitura e a computação e que visa sanar as dificuldades citadas. A leitura envolve várias ações cognitivas que acionam uma rede neuronal acionando várias regiões cerebrais, assim, os recursos computacionais auxiliam, com recursos multimídia, para que a leitura tenha sentido e potencialize sentimentos, pois para Damásio (2011) não existe cognição sem sentimentos. As aulas proporcionadas pelo Subprojeto de Informática acontecem semanalmente no laboratório de informática, em que a docente titular da turma acompanha seus estudantes durantes um período de aula. As atividades que estão sendo realizadas enfatizam a leitura, mas de uma forma um pouco diferente da tradicional, pois a leitura acontece juntamente com o uso de mídias e outros recursos da computação. No primeiro momento da aula, os estudantes realizam a leitura de um livro, livros estes que são previamente selecionados pela bolsista de computação e levados ao laboratório de informática, e em seguida realizam atividades com relação à história lida no computador. Na fase atual do projeto, eles estão criando uma apresentação de slides no software BrOffice Impress contando a história lida, e posteriormente irão realizar a apresentação de seus slides e história para os colegas, também desenvolvendo a linguagem oral. O projeto possui várias atividades programadas, todas seguiram o padrão da atividade mencionada, a leitura e após atividade de Computação, e ainda leitura de e-books, hipertextos, relação entre um hipertexto e um livro, produção de textos, dentre várias outras atividades que se pretende desenvolver. Espera-se que com a realização deste projeto, que deve seguir até o final do semestre, sejam atingidos seus objetivos, que as crianças percebam a importância da leitura e pratiquem-na, não só por obrigações de estudante, mas por hobby, por ser algo prazeroso. Que possam descobrir que através da leitura é possível descobrir outras realidades, é possível viajar sem sair do lugar. Como resultados parciais observa-se que os estudantes estão surpresos, pois só estão habituados a ler na sala de aula, alguns são resistentes, preferiam usar o computador ao invés de ler, mas já outros querem ler mais de um livro e com as duas alternativas sendo evidenciadas, considera-se o trabalho positivo e pretende-se alcançar resultados significativos até o final do ano letivo.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.