OFICINA DE QUÍMICA PARA O ESTUDO DE FENÔMENOS FÍSICOS E QUÍMICOS

BRUNA CASAGRANDE, ELIANA ISABELA BRAUN FINGER, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Desenvolveu-se laboratório de aprendizagem com os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos) da 8ª série do ensino fundamental do Colégio Estadual Professor Luiz Dourado em que o principal objetivo contemplou em ilustrar dinamicamente o assunto abordado em sala de aula. Baseado em fundamentos teóricos, os quais evidenciaram as ações práticas no ensino de química, com o objetivo de desmistificar a ciência como um todo, melhorar a capacidade de atenção dos alunos e estimular o seu interesse pelo estudo dessa ciência. Com a inserção do PIBID-Química na Universidade de Santa Cruz do Sul e sua aplicação em dez escolas de Ensino Básica de Santa Cruz do Sul, o Colégio Estadual Professor Luiz Dourado também é um beneficiado com atividades prático-teóricas que aprimoram o Ensino de Química na escola. Realizou-se no dia 12 de agosto de 2013, atividade contígua ao projeto PIBID - Química - UNISC, oficina em turno das aulas regulares (noite), como espécie de intervenção em aula. O assunto abordado em sala de aula foi a temática fenômenos físicos e químicos, tendo como objetivo principal estimular os estudantes a assimilarem a teoria através de experimentação. As atividades com os alunos iniciaram-se através de uma breve explicação sobre o que são fenômenos físicos e químicos, exemplificando ambos. Após essa prévia explicação iniciou-se a aula prática, em sala de aula procedeu-se a orientação sobre a atividade de experimentação, realizando a montagem e execução do experimento, com o auxílio de dois alunos. O objetivo deste experimento foi mostrar para os alunos que a certa temperatura os materiais mudam de estado físico e para isso utilizamos os seguintes materiais: uma vela para aquecer a parafina, caixa de palitos de fósforo para acender a vela. Uma colher de sopa para colocar a parafina, um estilete para retirar a parafina da vela a ser derretida. Retiramos com o estilete cerca de três milímetros cúbicos de parafina do lado da vela, colocamos na colher a parafina que foi retirada, acendemos uma vela e a fixamos em um pirex, seguramos a colher logo acima da chama da vela e esperamos a parafina derreter. Retiramos novamente a colher de cima da chama e esperamos a parafina esfriar até voltar para o seu estado sólido. Em seguida voltamos a segurar a colher logo acima da chama da vela esperando a parafina aquecer, passando para o estado liquido e posteriormente ao estado gasoso. No final deste processo foi realizada a seguinte pergunta para os alunos: Através desde experimento, descreva qual o fenômeno que ocorreu? Explique. Todos tiveram ótima desenvoltura na interpretação dos fenômenos. Palavras chaves: fenômenos, químico, físico, parafina


Apontamentos

  • Não há apontamentos.