PRESENÇA DE DORES MUSCULOESQUELÉTICAS EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE SANTA CRUZ DO SUL

PATRICIA OLIVEIRA ROVEDA, MANUELA SIMONIS, MARINA HENRIQUE, MURILO REZENDE OLIVEIRA, VANESSA DE MELLO KONZEN

Resumo


Introdução: A postura é uma posição ou atitude do corpo para uma atividade específica ou para sustentá-lo. As alterações posturais e dores na coluna vertebral em crianças são apontadas como multicausais. Um dos fatores mais destacados em relatos científicos refere-se aos hábitos não saudáveis relacionados às atividades escolares. O fisioterapeuta deve estar voltado a aspectos preventivos, que envolvam cuidados com a postura durante as atividades escolares, aplicando programas de treinamento preventivo que associam educação e movimento para melhorar a postura e evitar o aparecimento de sintomas como a dor. Objetivos: investigar a presença de dores musculoesqueléticas; relacionar sua existência com o sexo e faixa etária; identificar os locais/regiões corporais com maior incidência de dores; além de ressaltar a importância dos cuidados posturais preventivos. Metodologia: Este trabalho é proveniente das aulas práticas da disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade II, do Curso de Fisioterapia da UNISC 226 RS, onde foram realizadas visitas240Às escolas com foco da Fisioterapia Preventiva na Saúde do Escolar. Dentre as ações realizadas, houve a aplicação de um questionário elaborado pela turma de acadêmicos e pela docente da disciplina. Dentre as questões dicotômicas ou abertas estavam: sexo (masculino ou feminino), idade, presença de dor e o local da dor (sim/não, se sim, onde). A visita na escola Estadual de Santa Cruz do Sul ocorreu no mês de março de 2014. A amostra foi composta por estudantes de nove turmas do ensino médio, totalizando 214 alunos. Resultados e Discussão: Do total da amostra, foram excluídos 9 alunos por não responderem o questionário na totalidade, sendo avaliados 205 alunos, destes, 102 eram do sexo masculino (49,76%) e 103 do sexo feminino (50,24%), com idades entre 14 e 16 anos (50,73%), 17 e 19 anos (48,29%) e entre 21 e 23 (0,98%). Constatou-se que 64,1% (66) das estudantes apresentavam dor, enquanto, nos meninos, a ocorrência240foi de 31,4% (32 alunos). Quanto ao local de dor constatou-se que o local mais mencionado foi a coluna vertebral (descrito pelos estudantes como 223costas224) citado por 65 alunos (66,33%), seguido por dor nas pernas e coluna 8 alunos (8,16%), apenas nas pernas 5 alunos, pescoço 5 alunos, coluna e joelhos 4 alunos, coluna e pescoço 2 alunos e mais 9 alunos em outras regiões do corpo (9,19%). Os dados conferem com dados de pesquisas anteriores que mostram que o fator de risco com maior impacto na prevalência de dores ocorre no sexo feminino e durante a fase escolar, podendo progredir para a fase adulta. Deve-se refletir sobre a importância da Fisioterapia com foco na prevenção e não apenas na reabilitação, desde a infância, para que sejam evitados os distúrbios posturais causadores de sintomas como a dor, os quais podem reduzir a qualidade de vida no cotidiano de crianças e adolescentes. Considerações finais: O fisioterapeuta possui papel educativo e informativo, trabalhando com a conscientização geral dos escolares, propiciando maiores conhecimentos acerca de seu próprio corpo e conscientizando-os a respeito da importância de ações preventivas.


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