IMPORTÂNCIA DA COLEÇÃO DIDÁTICA DE ZOOLOGIA DA UNISC PARA O ENSINO E EXTENSÃO

EDUARDA BENDER, ANDREAS KOHLER

Resumo


Os estudos biológicos estendem-se desde uma escala molecular até a escala de ecossistemas, sendo que os organismos transcendem todas as áreas da Biologia. O ensino formal das ciências biológicas tende a apresentar um caráter meramente expositivo, tendo em vista a quantidade e a complexidade do conteúdo teórico que deve ser transmitido para os alunos, durante o processo de ensino-aprendizagem. Desta forma uma proposta que vem mostrando bons resultados junto aos estudantes de ensino é a utilização de uma coleção didática de zoologia. Estas coleções zoológicas podem ser definidas como uma reunião ordenada de exemplares mortos ou partes corporais dessas espécies, devidamente preservados para fins de estudos e trabalhos científicos.240As coleções zoológicas240também são um importante acervo para a conservação e entendimento da biodiversidade. O ensino promovido através de aulas práticas em coleções didáticas pode proporcionar aos alunos observação, análise, manipulação e preservação das espécies. 240Nesse contexto o presente trabalho teve como objetivos a organização e manutenção do material existente, incorporando-o na Coleção; o preparo de aulas práticas e a separação de material solicitado pelas escolas. Atualmente, a coleção didática de Zoologia da Universidade de Santa Cruz do Sul conta com mais de 30 mil indivíduos conservados de forma seca e em álcool 70%. Neste ano de 2014, foram recebidas visitas de aproximadamente 200 alunos e professores, sendo a maioria do ensino fundamental, na faixa etária entre 9 a 14 anos, além de um grupo de docentes, correspondendo a 5 escolas públicas e 1 particular do município de Santa Cruz do Sul e região. Os grupos atingidos variaram entre 16 a 45 integrantes, entre os quais estavam professores e alunos. Durante os meses de fevereiro a julho foram realizados 16 empréstimos de materiais para escolas da região, sendo o táxon Arthropoda o mais procurado, destacando-se a Classe Insecta e a Classe Arachnida. Cabe ressaltar, ainda, que houve uma demanda maior pelos exemplares em álcool 70% em relação ao material em seco, devido à facilidade de transporte e utilização em sala de aula. Foram obtidos através de doações, 3 exemplares da Classe Reptilia, 2 exemplares da Classe Arachnida, 30 exemplares da Classe Crustacea e uma grande variedade da Classe Insecta, de diferentes ordens e famílias. Portanto, conclui-se que a utilização de uma coleção didática é de fundamental importância para os docentes e alunos, pois apresenta uma vasta série de táxons, além de proporcionar uma aproximação com o trabalho científico, onde os alunos podem colocar em prática conceitos e teorias vistas em sala de aula, contribuindo assim para uma melhor reconstrução do conhecimento. A conservação desses táxons proporciona também uma ampliação de sua compreensão morfológica e sobre sua distribuição e ocorrência no tempo e espaço, consequentemente, é uma grande fonte de consultas para esclarecimento de dúvidas de nomenclatura, identificação e comportamento das espécies. Assim sendo, as coleções didáticas são, sem dúvida, de extrema importância para um bom aproveitamento dos alunos que associam teoria e prática.


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