REVISANDO CONTEÚDOS ATRAVÉS DE QUIZ DE PERGUNTAS

LIGIA VIDAL OLIVEIRA, PAULA ELISABETE PANTA HEIDERICH, NÁDIA DE MONTE BACCAR, ANA LUCIA BECKER ROHLFES, WOLMAR ALIPIO SEVERO FILHO

Resumo


Introdução: Essa proposta de trabalho desenvolveu-se na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada no município de Santa Cruz do Sul. A atividade teve como público-alvo, alunos do nono ano do ensino fundamental e refere-se a conteúdos abordados até aquele momento em oficinas, através de atividades lúdicas, possibilitando ao aluno diversão, ao mesmo tempo em que amplia seu conhecimento, como o Quiz240que é um jogo divertido de perguntas e respostas, com objetivo de testar o conhecimento do indivíduo em determinado assunto, ao mesmo tempo proporciona alegria e estimula o trabalho em equipe. Objetivo: Mediante a necessidade de revisar com os alunos os conteúdos já vistos, optou-se por desenvolver um Quiz de perguntas referente às oficinas anteriores, nomes de vidrarias mais conhecidas, métodos de segurança em laboratório e tabela periódica, a fim de despertar no aluno maior interesse pelos conteúdos de química. Metodologia: O Quiz foi constituído de vinte perguntas e a cada pergunta foi adicionada uma dica ligada à resposta, sendo no máximo três pistas, as mesmas foram projetadas com o uso de datashow. Respostas corretas a partir da primeira pista pontuavam trinta pontos; a partir da segunda pergunta, vinte pontos e a partir da terceira, dez pontos. Para o desenvolvimento das atividades, os alunos foram divididos em dois grupos: A e B, sendo que cada grupo tinha trinta segundos para discutir entre si, sobre a resposta. Se o grupo A acertasse a resposta com a primeira pista, somava trinta pontos, do contrário, passava a vez para o grupo B que, por sua vez, tinha revelada a segunda pista valendo vinte pontos que, como anteriormente, se respondesse corretamente acrescentava em seu placar vinte pontos, ou se incorreto, passava a vez novamente para o grupo A, e assim divulgada a terceira pista correspondendo a dez pontos, sendo pontuada somente em caso de acerto. No final, o grupo com maior pontuação era vencedor do Quiz. Resultados: Através do desenvolvimento dessa atividade, os alunos puderam rever conteúdos já vistos, sendo estimulados para o trabalho em equipe. Considerando-se a relevância de atividades lúdicas no processo de ensino-aprendizagem, percebeu-se que esta proposta é uma tentativa de aprimorar o ensino de química de forma a diversificar as metodologias tradicionais empregadas em sala de aula, fixando o conteúdo de forma interativa. Conclusão: De acordo com os resultados observados, conclui-se que atividades lúdicas despertam o interesse dos alunos e auxiliam de forma positiva no processo de conclusão ensino-aprendizagem.240


Palavras-chave: Quiz, atividades lúdicas.


240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.