INCIDÊNCIA DE DORES EM PROFESSORES DE TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SANTA CRUZ DO SUL E A IMPORTÂNCIA DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA

PATRICIA OLIVEIRA ROVEDA, CASSIANE DE MENDONCA BRAZ, GABRIELA LASCH DA SILVA, JANAINA VERNER

Resumo


Introdução: A Association International for the Study of Pain (IASP) conceitua dor como 223experiência sensorial e emocional desagradável, que é decorrente ou descrita em termos de lesões teciduais224. A presença de dor é apontada por docentes em vários estudos como um grande problema de saúde, sendo as doenças relacionadas ao sistema musculoesquelético um dos principais fatores de afastamento do trabalho e de doenças ocupacionais como as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). O trabalho docente envolve, além de esforço psíquico e cognitivo, esforço físico, muscular e a repetição de movimentos, aspectos desencadeantes dessas patologias. A fisioterapia preventiva visa prevenir e minimizar as causas das dores e os desconfortos ocupacionais, através de orientação e avaliação postural, análise ergonômica nos postos de trabalho e implantação de ginástica laboral. Objetivos: Identificar a incidência de dor em professores da Rede Pública de Ensino e os possíveis fatores relacionados ao sintoma, enfatizando a importância da fisioterapia preventiva na saúde dos professores. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, com caráter qualiquantitativo. A amostra foi composta por 31 docentes do ensino fundamental e médio de três escolas da rede pública de ensino no município de Santa Cruz do Sul 226 RS, sendo uma escola estadual e duas municipais, com idades variando de 25 e 56 anos com média de 38,1(DP 8,9), com prevalência do gênero feminino. A coleta de dados foi realizada através de questionários com perguntas dicotômicas, elaborado pelos acadêmicos e docente responsável. Foi selecionado para este estudo o questionamento a respeito da existência de dor relacionada ao trabalho e à execução de movimentos repetitivos nas atividades laborais. O período da coleta foi março e abril de 2014, através de saídas de campo, na prática de saúde do escolar da disciplina de Fisioterapia Preventiva na Comunidade II, do Curso de Fisioterapia da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 UNISC. Resultados: Os resultados foram tabulados no programa Microsoft Excel 2010, sendo constatado que 51,6% dos professores entrevistados relataram dor relacionada ao trabalho e 83,87% confirmou realizar movimentos repetitivos no seu ambiente laboral. A prevalência de sintomas osteomusculares pode ser atribuída aos movimentos repetitivos, principalmente em membros superiores (MMSS), também são agravantes as posturas inadequadas assumidas ao dar aula, o excesso de posição ortostática, a elevação dos MMSS acima de 90º, o transporte de materiais como livros pesados e o mobiliário inadequado das salas de aula.Conclusões: O quadro doloroso é considerado um problema de saúde pública, gerando comprometimentos no desempenho dos trabalhadores, inclusive nas atividades de vida diária. A prevalência de sintomas osteomusculares pode ser atribuída a diversos fatores, mas destacou-se a movimentação repetitiva em seus turnos de trabalho. Ressalta-se a importância da fisioterapia preventiva na saúde na escola com ações, atividades educativas que sensibilizem os professores e estudantes quanto à importância da prevenção de sintomas e lesões, possibilitando deste modo melhor qualidade de vida.240


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