O ENSINO DA SEXUALIDADE COM TECNICAS DIFERENCIADAS DE ENSINO

JULIO MATEUS DE MELO NASCIMENTO, TANIA BERNHARD, BRUNA LUCIA LAINDORF

Resumo


Introdução: A sexualidade ,segundo a Organização Mundial da Saúde, forma parte integral da personalidade de cada um, é uma necessidade básica e um aspecto do ser humano que não pode ser separado de outros aspectos da vida.240É a energia que motiva encontrar o amor, contato e intimidade e se expressa na forma de sentir, na forma de as pessoas tocarem e serem tocadas. Além disso, ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações tanto240para a saúde física quanto mental. Objetivo:240Verificar a funcionalidade de técnicas diferenciadas de ensino para a abordagem de questões relativas à sexualidade enquanto tema transversal às disciplinas curriculares, partindo do pressuposto de que a Escola deve promover uma aprendizagem significativa e de que, para isso é preciso uma metodologia inovadora, que condiga com a realidade dos jovens, onde o aluno seja ativo no processo de aprendizagem e não um mero expectador, foram propostas, a partir da disciplina de Estágio Supervisionado de Ciências II, do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Santa Cruz do Sul, abordagens diferenciadas em uma Escola de Ensino Fundamental de Venâncio Aires/RS, para 18 alunos na faixa etária de 12 e 13 anos, do 8º ano, sobre o tema sexualidade. Metodologia: utilizando-se técnicas diferenciadas de ensino-aprendizagem, para falar sobre os seguintes temas: As diferentes gerações de jovens no decorrer da história; Mudanças corporais; Como eu pergunto?; Nomes populares dos órgãos genitais; Modelagem e conhecimento dos sistemas genitais; Menstruação: medidas de fluido e absorventes; Sexo: Obra de arte 223O beijo224 de Klimt; Métodos contraceptivos: observação e manuseio dos diversos métodos contraceptivos; DSTs: apresentação de dados quanto ao número de brasileiros infectados; análise de comerciais sobre uso de preservativos, campanhas nacionais de prevenção, jogo sobre DSTs, 223Descubra meu par224; Embriologia humana/gametas; Jogo dos gametas: como as combinações interferem no sexo do descendente; Nascimento e parto: 240comparação, vantagens e desvantagens do parto natural e 240cesariana através do uso de analogias e representações. Para codificar as diferenças de aprendizagem foram ministradas aulas intercaladas sobre o mesmo assunto de maneira tradicional e depois com técnicas diferenciadas de ensino, além disso, perguntas sobre os diferentes temas nesses dois momentos das aulas. Resultados: Verificou-se, com o uso de técnicas diferenciadas de ensino, um grande interesse e gosto pelo conteúdo por parte dos alunos, além de grande aproveitamento do conteúdo, já que todos os alunos atingiram os conhecimentos esperados com as atividades. As respostas às primeiras perguntas foram, consideravelmente mais complexas e satisfatórias após o desenvolvimento destas técnicas. Os relatos dos alunos também foram de grande importância para avaliar as atividades desenvolvidas. Conclusão: Verificou-se uma expressiva diferença no aprendizado quando comparadas as duas maneiras de ensinar, sendo mais eficaz a aprendizagem com técnicas diferenciadas de ensino. Muitas destas técnicas e materiais utilizados foram desenvolvidas especificamente para as aulas de estágio, formando uma nova alternativa de ensino, utilizadas pela primeira vez de forma experimental.


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