EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM SALA DE ESPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ATIVIDADES REALIZADAS NO CENTRO MATERNO INFANTIL DE SANTA CRUZ DO SUL ATRAVÉS DO PROJETO PROPET-SAÚDE: REDES DE ATENÇÃO/REDE CEGONHA

ANGELITA DOS SANTOS COSTA DA SILVA, SILVANA GIOVELLI, THAÍS EISS, JANINE KOEPP, LIA GONCALVES POSSUELO

Resumo


Introdução: A Educação em Saúde constitui-se de diversas ações que contribuem para a transmissão de conhecimento e informações sobre saúde. É através da Educação em Saúde que buscamos estimular a promoção e prevenção em saúde e o engajamento dos pacientes pelo cuidado com a sua saúde e por uma melhor qualidade de vida. A sala de espera é um local em que os usuários do serviço de saúde aguardam atendimento, observam e interagem com os demais usuários e com os profissionais de saúde. Sendo assim, a sala de espera vem sendo vista como um ambiente adequado e efetivo para a realização de Educação em Saúde através da escuta, do acolhimento e da transmissão de informações aos pacientes, enquanto aguardam para ser atendidos. Constitui-se240 assim de uma maneira efetiva para a prevenção e promoção em saúde. Objetivos:240O presente trabalho teve como objetivo fortalecer ações preventivas em saúde, abordando diversos assuntos relacionados à saúde da mulher/gestante, estimulando a Educação em Saúde através da sala de espera. Metodologia: Este estudo trata-se de um relato de experiêcia de atividades realizadas em sala de espera através das bolsistas do PROPET-SAÚDE: Redes de Atenção/Rede Cegonha que atuam no Centro Materno Infantil de Santa Cruz do Sul- CEMAI. No CEMAI240 há o funcionamento de dois serviços de saúde, o destinado ao acompanhamento pediátrico e o destinado ao acompanhamento da saúde da mulher, oferecendo assistência ginecológica e obstétrica. As ações foram desenvolvidas no primeiro semestre de 2014, sendo a atividade realizada no setor de ginecologia/obstetrícia do CEMAI em que há realização de consultas ginecológicas, de exames preventivos, consultas obstétricas, como acompanhamento pré-natal e revisão puerperal para mulheres que nao sejam cobertas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) e para as que são encaminhadas por suas ESFs/UBSs para acompanhamento de gestação de risco. Utilizou-se recursos audivisuais para passar informações aos usuários desse serviço sobre os seguintes assuntos: a importâcia da consulta odontológica durante a gestação, câncer de colo de útero e de mama, influência do tabagismo na saúde da mulher/gestante, e também a importância do aleitamento materno, temas esses de grande relevância para a saúde da mulher/gestante. Principais Resultados: Realizaram-se então quatro encontros em sala de espera com atividades educativas, atingindo um total de sessenta e oito usuários deste serviço, promovendo uma integração entre os bolsistas do projeto, a preceptora e as usuárias que estavam aguardando atendimento. Considera-se uma ação efetiva devido a demonstração de interesse das pessoas pelo assuntos abordados e, muitas vezes, realizando perguntas e tirando dúvidas ou até mesmo relatando experiências vividas. Conclusão:As ações educativas em sala de espera são um instrumento fundamental para a prevenção e promoção de saúde, trata-se de uma forma acessível de atingir os usuários para transmitir informações sobre saúde.


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