PREVENÇÃO À CÁRIE DENTÁRIA EM PRÉ-ESCOLARES DE SANTA CRUZ DO SUL
Resumo
Introdução: o projeto de extensão 223Atenção à Criança e ao Adolescente224, desenvolvido pela Universidade de Santa Cruz do Sul realiza atividades interdisciplinares envolvendo os cursos de Educação Física, Enfermagem, Nutrição e Odontologia. O projeto acontece nas cidades de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires e visa ampliar as práticas de prevenção e promoção da saúde para crianças e adolescentes vulneráveis. Na área da Odontologia as ações ocorrem na Clínica de Odontologia da UNISC, em Escola Municipal de Educação Infantil240(EMEI) e Estratégia de Saúde da Família (ESF) Glória-Imigrante, ambas localizadas no bairro Santa Vitória.240 Optou-se por atuar nesse local, pois o levantamento das condições de saúde bucal nos Bairros Glória-Imigrante, Cristal-Harmonia e Beckemkamp, em 2011, realizado através do Projeto de Reorientação da Formação Profissional 226 Pró-Saúde I 226 Odontologia, constatou que 50,5% das crianças de cinco anos de idade apresentavam necessidade de tratamento odontológico. Objetivo: melhorar as condições de saúde bucal de crianças em idade pré-escolar, através de atividades lúdicas, educativas e preventivas. Metodologia: as crianças da EMEI são orientadas quanto à higiene bucal mais adequada, através do uso de escova e fio dental. São motivadas a valorizar a alimentação saudável, evitando alimentos cariogênicos, e sendo estimuladas a evitar hábitos bucais deletérios, como uso de chupeta e uso de mamadeira. Mensalmente é realizada higiene bucal supervisionada, através do uso de gaze, escova, dentifrício e fio dental em todas as 103 crianças da EMEI. Visando motivar e facilitar a compreensão quanto aos temas abordados, são utilizados macromodelos, fantoches e livros de história infantil. Outras atividades desenvolvidas visando melhores condições de saúde bucal, desde a mais tenra idade, são as 223Rodas de Conversa224 com gestantes, com apoio da Equipe da ESF. Principais resultados: pode-se perceber que as crianças estão mais motivadas e receptivas com os cuidados em relação à higiene bucal, especialmente quanto ao uso de fio dental, para o qual, inicialmente, algumas demonstravam resistência ao uso. No decorrer das atividades foi possível observar uma tendência à polarização, ou seja, algumas crianças concentram um número elevado de lesões de cárie. Assim, foram planejadas visitas domiciliares para às famílias dessas crianças, com o apoio das agentes comunitárias de saúde da ESF Glória-Imigrante, visando orientar os responsáveis quanto aos cuidados necessários à manutenção da saúde bucal. As gestantes que participaram das 223Rodas de Conversa224 demonstraram interesse nos cuidados com a saúde bucal dos seus filhos e puderam esclarecer suas dúvidas. Conclusões: melhores resultados em relação à saúde podem ser obtidos com a inserção de hábitos saudáveis o mais cedo possível na vida da criança, através de uma abordagem lúdica, fazendo com que os cuidados com a saúde bucal sejam parte integrante da rotina da mesma. Nesse sentido, as escolas de educação infantil, se adequadamente organizadas, representam um importante espaço educacional, complementar ao da família. Além disso, ações em equipe interdisciplinar, possibilitam o desenvolvimento de atividades envolvendo o núcleo familiar, proporcionando ações o mais precocemente possível, preferencialmente na gestação.
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