EDUCAÇÃO EM SAÚDE DOS DOCENTES POR MEIO DA CAPACITAÇÃO PARTICIPATIVA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA

ANDREIA DE MELLO, CAROLINE BATTISTI STROHSCHOEN, MARINA DA COSTA MAGALHAES, FERNANDA PORTUGAL CARLIN, JANINE KOEPP

Resumo


Introdução: Espaços de educação em saúde são todos os locais onde se desenvolvem atividades de cuidado humano, sejam unidades de saúde ou outros espaços coletivos, a exemplo das escolas, onde há a possibilidade de realizar atividades educativas com vistas à promoção da saúde dos docentes ou dos próprios estudantes. Reconhece-se a240 importância da saúde para a qualidade do trabalho dos docentes, sendo este um grupo muitas vezes desassistido, por esse motivo foi escolhido para desenvolver um projeto de intervenção. Objetivo: O objetivo do presente trabalho é descrever a inserção de estratégias de educação em saúde, operacionalizadas por uma equipe multiprofissional, focada em atividades voltadas para a promoção da saúde dos profissionais docentes em uma Escola de Educação Infantil, enfatizando atividades para a prevenção de lesões relacionadas ao trabalho, bem como atividades voltadas para a saúde da mulher e saúde bucal. Metodologia:O projeto de intervenção desenvolvido em uma Escola de Educação Infantil, no município de Santa Cruz do Sul, RS, faz parte da conclusão de experiência vivenciada por duas integrantes do PET (Programa de Educação para o Trabalho para a Saúde) Redes de Atenção/Rede Cegonha por meio do VER-SUS/Brasil(Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). As ações consistem em estratégias direcionadas para a educação em saúde através da realização de oficinas interativas para as professoras da escola e desenvolvidas pelas acadêmicas de Fisioterapia, Medicina e Odontologia, juntamente com a enfermeira, dentista e médica da ESF Bom Jesus. Foi elaborado um cronograma de execução das atividades, seguindo o projeto de intervenção e horário da escola.240O projeto de intervenção teve sua implementação no mês de novembro de 2013, contando com visitas semanais das acadêmicas, acompanhadas pelos profissionais da ESF para a realização das oficinas.240 Os temas foram (1) saúde bucal com confecção de porta-escovas e álbum seriado abordando o uso de dentifrícios e agentes químicos para bochechos, (2) Hábitos posturais, posicionamentos240 no trabalho com orientações práticas para as cuidadoras e funcionárias, ginástica laboral e alongamentos, com enfase na importância da prática diária dos mesmos, (3) saúde da mulher abordando menopausa e climatério, métodos contraceptivos, prevenção do câncer de colo uterino e do câncer de mama. Resultados: As 70 professoras que trabalham na escola foram incluídas no projeto. Durante sua implementação, o cuidado na escolha e desenvolvimento das atividades propostas em cada oficina buscou promover a interação e a participação de toda instituição escolar, em especial, os professores, a fim de que estes pudessem expressar suas dúvidas, necessidades e experiências, construindo uma parceria de troca com as acadêmicas, ampliando e replicando os conhecimentos. Os participantes das oficinas mostraram grande interesse, repercutindo o resultado positivo na escola. Conclusão: A educação em saúde dos docentes, a partir de um novo modelo de capacitação participativa, traz como vantagens a troca de experiência entre os profissionais da educação e da saúde, tornando as rodas de conversa mais dinâmicas e participativas do que as tradicionais palestras, aprofundando os temas e tornando a experiência menos cansativa. Observa-se ainda a importância de estabelecer ações multiprofissionais, buscando a promoção da saúde de um grupo pouco lembrado que corresponde aos trabalhadores da escola infantil.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.