EXPERIMENTAÇÃO EM MICROBIOLOGIA PARA ALUNOS DE ENSINO BÁSICO

FELIPE GUSTAVO KUHN, ANDREIA APARECIDA GUIMARÃES TROHSCHOES

Resumo


Introdução: Como já é de conhecimento de muitos professores de ciências, a experimentação desperta um forte interesse entre alunos de diferentes níveis de escolarização. Mesmo que, na maioria das vezes, as atividades de experimentação realizadas pelos professores sejam desenvolvidas como uma receita de bolo, que deve ser seguidas tal e qual se pede, nem sempre contribuindo de forma efetiva no desenvolvimento de habilidades dos alunos, como a percepção e o questionamento. A experimentação normalmente é realizada assim pela falta de tempo para se trabalhar em aula, para ter menos chances de dar errado ou pela falta de recursos para dar maiores opções aos alunos. Mesmo assim, não é incomum ouvir de professores a afirmativa de que a experimentação aumenta a capacidade de aprendizado, pois funciona como meio de envolver o aluno nos temas em pauta. Objetivo: Proporcionar aos alunos de ensino básico experimentos variados e integradores, abordando conteúdos como higiene pessoal, dentre ela a importância de lavar as mãos e escovar os dentes para alunos de séries iniciais e culturas em estufa de micro-organismos presentes no ambiente, dentre várias outras. Metodologia: Todas as atividades desenvolvidas pelos alunos e acompanhadas pelo professor responsável e pelos bolsistas do projeto. Todas são atividades experimentais e240 são realizadas nos Laboratórios de Microbiologia, Microscopia e Luparia da Univates, onde os alunos possuem um ambiente totalmente preparado para as experimentações propostas a cada turma ou a cada grupo. Resultados: Durante o ano de 2014, participaram das atividades experimentais alunos do ensino básico de escolas particulares, municipais e estaduais do Vale do Taquari, totalizando 407 alunos atendidos entre os meses de janeiro a agosto deste ano. Conclusão: Durante as atividades desenvolvidas pelos alunos é visível a empolgação e entusiasmo da grande maioria destes para participar do que é proposto e poder realizar a experimentação de forma independente ou com os colegas. Apesar de muitas atividades serem tomadas como difíceis ou desafiadoras, a grande maioria mostra uma capacidade de compreensão e aprendizagem muito rápida e desenvolvida tanto para com as atividades, com os equipamentos do laboratório ou com a linguagem científica. O projeto240possibilita uma experiência fantástica de interação com alunos em um ambiente que emana conhecimento e curiosidade, ter a oportunidade de contribuir com a formação de críticos e pensadores é algo muito gratificante.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.