CINEMA E NARRATIVA: A CONSTRUÇÃO DO PERSONAGEM NO FILME 223HELENO224

FABIANA QUATRIN PICCININ, LUIS GUSTAVO FINGER DE OLIVEIRA

Resumo


Esta dissertação teve como propósito investigar e descobrir como o personagem é construído na narrativa cinematográfica, principalmente pela sua importante posição ocupada nas produções audiovisuais, visto que não existe narrativa sem personagem, nem personagem sem narrativa. Para que isso, então, fosse possível, buscaram-se conceitos de personagens, elaborados e discutidos por teóricos, no âmbito dos estudos literários, de modo que posteriormente pudesse ser compreendido como a sétima arte se apropriou dos conhecimentos literários para contar suas próprias histórias, com suas marcas particulares. Passando pela conceituação do personagem na literatura, foi possível, em seguida, realizar uma apresentação da teoria acerca do personagem no cinema e das características presentes na construção do herói, bem como, analisar alguns dos elementos inerentes às produções audiovisuais que colaboram para a construção do personagem no cinema, como por exemplo, o tempo, a fotografia, o áudio, a cenografia, o figurino, a edição, para então observá-los no filme 223Heleno224 de José Henrique Fonseca, do ano de 2012. Foi necessário, também, recorrer a estudos da teoria do cinema para poder explicitar, de forma mais compreensível, a complexa constituição do personagem de cinema, uma vez que se diferencia do da literatura, pela materialização do mesmo, pela personificação do personagem por um ator, podendo sofrer influência do áudio, da fotografia, enquadramento, cenário, iluminação, entre outros fatores, ao contrário do personagem literário que é criado pelo escritor e existe apenas no papel, ficando a cargo do leitor criar a imagem física em sua mente. Optou-se por expor os assuntos em uma sequência específica de temas, em uma forma que servisse de embasamento para o próximo. No primeiro, buscou-se conceituar o personagem com base na teoria literária, trazendo, também, para pesquisa conceitos sobre protagonista e antagonista, da mesma forma o herói e anti-herói. No segundo, o foco recaiu sobre as narrativas cinematográficas, o personagem no cinema e a jornada do herói. Já o terceiro, dedica-se à apresentação detalhada do longa-metragem 223Heleno224, à explicação a respeito das estratégias metodológicas e como objeto final do estudo, à análise do filme com base no conteúdo explicitado no decorrer de toda monografia. Entender a maneira como um personagem audiovisual é construído possui importância teórica e prática para uma série de áreas dentro da comunicação e da arte, contribuindo até mesmo para criações futuras de personagens e na melhor compreensão sobre o retrato de histórias verídicas no cinema. Assim como a teoria relaciona o personagem com o ser humano, é possível que o processo de criação de um personagem se torne relevante até mesmo para estudos da psicologia, uma vez que estuda o comportamento humano. A execução desta monografia pode contribuir para futuros trabalhos que focalizam o estudo na observação do personagem em diversas outras produções cinematográficas e em um reconhecimento da formação do personagem no audiovisual como elemento de linguagem.


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