PROCESSO DE EDUCAÇÃO ATRAVÉS DE JOGOS SÉRIOS

CRISTIANE DA CRUZ, GUILHERME GAERTNER REGERT, ROGER DANIEL BOEIRA, MARCIA E JOCHIMS KNIPHOFF DA CRUZ

Resumo


Os jogos digitais têm sido acessados em larga escala e, mundialmente, a tendência é crescimento vertiginoso através de acesso de jogos em dispositivos móveis. Este acesso caracteriza um acesso que fica no patamar da diversão. Contudo, é possível aliar os jogos digitais como base para conhecimentos escolares e a outra prática mundial, recentemente estabelecida, é a introdução de Jogos Sérios nas escolas, ou seja, jogos digitais que abordam conteúdos escolares de forma abrangente e propõe aos estudantes a oportunidade de resolução de problemas. Através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência 226 PIBID, promovido em parceria CAPES/UNISC a escola Professor José Ferrugem, de Santa Cruz do Sul oferece aos alunos do Ensino Fundamental oficinas de Informática, no turno oposto à aula, desenvolvidas junto ao Laboratório. O Linux Educacional versão 4.0 é o sistema operacional instalado. Apesar das dificuldades enfrentadas pela escola no acesso à Internet e na manutenção dos computadores, os Jogos Sérios são residentes, ou seja, instalados no próprio computador e viabilizam o andamento das oficinas. Inicialmente foram trabalhadas ferramentas de escritório para que os estudantes tivessem acesso aos softwares mais frequentemente utilizados pela sociedade - ferramentas BrOffice Writer (Processador de Texto), BrOffice Calc (Planilha Eletrônica), e BrOffice Impress (Apresentação Eletrônica). O sistema Linux também foi trabalhado. Os softwares que melhor representam a intenção dos Jogos Sérios são: 1- Lin KTurtle e 2- os relacionados à lógica de pensamento e conteúdos escolares. O Lin KTurtle é um ambiente que oportuniza a programação de personagem animado, através de comandos e fundamenta o conceito de algoritmo. Ainda no segundo semestre será oferecida uma oficina sobre os demais jogos educativos, com o objetivo de fomentar o rendimento escolar e despertar e estimular o interesse pelos conteúdos. Os Jogos Sérios a serem trabalhados relacionam conteúdos das diversas áreas do conhecimento. Todas as atividades são previamente planejadas em reuniões com professores da escola e coordenação PIBID 226 Subprojeto de Informática. Conclui-se que Jogos Sérios oportunizam experiências para uma aprendizagem mais significativa, otimizam o tempo de trabalho junto ao Laboratório de Informática e minimizam os efeitos da falta de acesso à Internet. Observa-se muito entusiasmo por parte dos estudantes e igual empenho por parte dos bolsistas PIBID 226 Subprojeto de Informática.


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