EDUCOMUNICAÇÃO: ANÁLISE E APLICAÇÃO DO CONCEITO NO PROJETO FOLHEANDO DO JORNAL FOLHA DO MATE

HELIO AFONSO ETGES, VERIDIANA DE SOUZA GUIMARAES

Resumo


Introdução: O jornalismo, como uma modalidade da comunicação, pode unir as pessoas por meio da informação. Através das notícias traz a reflexão sobre os problemas da atualidade. Pode ser um espaço para os indivíduos se enxergarem por meio das regionalidades e particularidades como também ser um local de participação da comunidade. A mídia tem um grande potencial educativo no desenvolvimento do sujeito. Ao unir a comunicação com a educação, tem-se uma nova área do conhecimento: a da educomunicação. Seja na escola particular ou na pública, por meio do conceito, objetiva-se desenvolver habilidades como respeito ao próximo, fidelidade à comunidade, cultivo do bem-comum, autonomia do educando. Somente com o dialogo, o espaço físico da escola começa a ter valor. A educação passa a ter sentido quando os pais, os alunos e os professores se entendem através da comunicação. Assim, a educomunicação é um espaço de se trabalhar em conjunto no repasse de saberes e na formação crítica quanto ao meio em que se vive. Com a proposta de ser educomunicacional, nasce, em 2009, o projeto Folheando do jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires. Objetivos: Esse estudo fundamenta-se pelo ideal de entender o conceito de educomunicação e como ele é incorporado no desenvolvimento do projeto, no Colégio Gaspar Silveira Martins, em 2013. Procurou-se analisar as matérias de alunos publicadas no encarte especial do projeto, bem como a apropriação das mesmas por parte de estudantes do Colégio Gaspar Silveira Martins. Buscou-se, compreender, de modo breve, a história do jornal e do projeto. Metodologia: O propósito foi o de aprofundar o objeto de estudo através de pesquisa qualitativa.No aporte teórico trabalhou-se com os conceitos como cidadania, cidadão, educação, comunicação, jornalismo e educomunicação. Autores como Aristóteles, Barros Filho, Chaparro, Comassetto, Dines, Freire, Glotz, Pinsky, Martín-Barbero, Medina, Meditsch e Soares auxiliaram na conceituação. Através da pesquisa documental, em meio a publicações e documentos, resgatou-se, de modo breve, aspectos históricos da Folha do Mate e do Folheando. Em 2013, a aplicação do projeto foi observada nos meses de maio a setembro, no Colégio Gaspar Silveira Martins. Além da observação não participante, o estudo fundamentou-se por meio de um conjunto de entrevista e questionários. Em 2014, aplicou-se a técnica do grupo focal para captar o processo de aplicação do conceito de educomunicação no Folheando. Resultados: Percebeu-se que o conceito de educomunicação vai além da introdução dos meios de comunicação na sala de aula. O jornal, a revista, a TV e o rádio podem servir como ferramenta na educação. Dependendo do modo como são introduzidos no ambiente escolar, podem ser um meio dos alunos dialogaram e até mesmo participarem do ambiente escolar e em suas comunidades. Conclusão: Constatou-se que o projeto Folheando não aplica o conceito de educomunicação. No projeto Folheando não houve preocupação com a formação de pessoas mais críticas e participativas apenas focou-se no desenvolvimento de um produto jornalístico. No período em que o programa foi analisado pela acadêmica, o foco das atividades foi a produção do encarte Folheando através do ensino de técnicas jornalísticas. O interesse em aplicar o ensino jornalístico fez com que o projeto esquecesse o principal objetivo da educomunicação: o protagonismo civil.


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