ANÁLISE DO PERFIL DO LÍDER NO PROCESSO INOVATIVO DAS EMPRESAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA

LAURA POSSANI , TONIA MAGALI MORAES BRUM, ANDREA CRISTINA DORR, CAROLINE LUCION PUCHALE, LARISSA CASTAGNA GONÇALVES, VANESSA ZUCCO

Resumo


INTRODUÇÃO: Para Tavares (2011), o processo inovativo dos empreendimentos é essencial para eles se manterem competitivos e sobreviverem no mercado. Esse processo inovador exige a presença de um líder, pois sem ele as probabilidades de uma empresa apresentar um desempenho elevado diante dos desafios impostos pela economia mundial diminui drasticamente (R. Duane Ireland e Michael A. Hitt (1999)).Nos dias 17 a 20 de julho de 2014, aconteceu no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter em Santa Maria, na Região Central do Rio Grande do Sul, Brasil a 10° Feira Internacional do Cooperativismo (FEICOOP) e 21° Feria Latino Americana de Economia Solidária (EcoSOL). A Feira em Santa Maria possui grande relevância no Fórum Social Mundial e é coordenada pelo Projeto Esperança/Cooesperança da Arquidiocese de Santa Maria, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria e de outras entidades. OBJETIVO: Objetivou-se a necessidade de buscar um método capaz de captar a presença da comercialização de produtos inovadores entre os Empreendimentos de Economia Solidária, bem como recolher informações sobre esses produtos e quem seriam os líderes no processo inovador tendo em vista a magnitude e a importância da realização da Feira. METODOLOGIA: Os dados da presente pesquisa foram coletados de forma primária no dia 18 de julho de 2014 na 10° Feira de EcoSOL e 21° FEICOOP. Foram aplicados 45 questionários aos Empreendedores de Economia Solidária, selecionados de forma aleatória. Estima-se que a população de empreendimentos na feira somava 800 expositores que vieram de outras cidades do Rio Grande do Sul e do Brasil e de mais de 20 países diferentes. Os questionários continham questões que buscavam captar o seu perfil do produtor, o principal produto comercializado, bem como a presença de formas de inovações de produto e o perfil do responsável pelo processo inovador. Em seguida, realizou-se a tabulação dos dados com a utilização do software Microsoft Excel. RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os dados da pesquisa indicam que dentre os 45 produtores entrevistados, 64,44% destes é responsável pela inovação no seu próprio produto, sem contar com o auxílio de algum familiar ou de um profissional na área, dos quais 8,88% dos entrevistados contam com o auxilio de seus cônjuges para o processo inovador e240apenas 2,22% possui orientação de um profissional. Analisando o grau de escolaridade dos responsáveis pelo processo inovador, 42,22% dos entrevistados possuem ensino médio completo, 20% possuem ensino fundamental incompleto e apenas 8,88% possuem ensino superior completo, incompleto e ensino fundamental completo. Com relação240à faixa etária dos lideres inovador, 31,11% possuem de 46 a 55 anos e 26,66% tem idade acima de 56 anos. Já de 26 a 35 anos constata-se um percentual de 20. CONCLUSÃO: Dessa forma, as inovações são predominantemente lideradas pelos próprios produtores e estes por sua vez, na sua maioria, possuem ensino médio completo e idade superior a 46 anos. Conclui-se que é importante sabermos quem é o líder inovador, uma vez que a inovação se tornou necessária devido aos mercados cada vez mais competitivos e o crescimento dos processos tecnológicos. Planejar criações novas e ter um pensamento diferente são comportamentos essenciais dentro de qualquer negócio. Os microempreendedores que não conseguem inovar acabam perdendo seu espaço no mercado e a credibilidade entre os clientes.


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