ASSOCIAÇÃO ENTRE CONTEÚDOS DO ENSINO MÉDIO E GRADUAÇÃO ATRAVÉS DO PROJETO DE EXTENSÃO 3º ARQUITETANDO

LAURA COSTA, LUCIANA REGINA FAURI CAETANO, SABRINA ASSMANN ÜCKE, MERLIN JANINA DIEMER, MERLIN JANINA DIEMER

Resumo


O projeto de extensão Arquitetando, do Centro Universitário Univates, Lajeado/RS, está em sua terceira edição e tem como finalidade desenvolver atividades juntamente com alunos do Ensino Médio de escolas da região do Vale do Taquari. Estas atividades são organizadas com o intuito de relacionar os conteúdos estudados nas áreas de História, Artes e Matemática com conteúdos aprendidos no curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo. O objetivo principal do projeto é demonstrar240novos sentidos para os conteúdos que estes estudantes estão aprendendo, desse modo, oportunizando vivências de práticas e técnicas diferenciadas ao longo das atividades. Pretende-se também obter uma integração do curso de Arquitetura e Urbanismo com a comunidade externa, enfatizar a atuação do profissional arquiteto e urbanista no mercado de trabalho e exemplificar os diferentes exercícios da profissão. A meta para o ano de 2014 é trabalhar com oito turmas, atendendo um total aproximado de 220 alunos. A metodologia de trabalho inicia-se através do contato com as escolas ou professores interessados em participar das atividades, que podem ocorrer tanto nos ambientes da Univates como nas suas respectivas escolas. Conforme a área escolhida para ser trabalhada, é desenvolvido um planejamento de atividade e um cronograma que é avaliado e aprovado pela escola/professor. As ações envolvem dinâmicas lúdicas, permitindo aos estudantes vivenciar experiências de aprendizado que buscam abordar o conhecimento de forma prática e diferenciada. Na área de História, são trabalhados jogos de quebra-cabeça representando edificações do período pré-moderno; na área de Artes, são elaborados modelos reduzidos de maquetes de vegetações e desenhos de observação e croquis e na área de Matemática, é realizado um jogo de tabuleiro com edificações em 3 dimensões que envolvem questões de cálculo aplicado. Até o momento foram realizadas atividades vinculadas às áreas de Artes e Matemática, em nove turmas de cinco escolas diferentes, atingindo a meta projetada e, há contatos sendo realizados com mais escolas. No final das atividades, os alunos respondem a um questionário com perguntas relacionadas à atividade e ao curso de Arquitetura e Urbanismo, através dos quais verifica-se que os estudantes compreendem com maior clareza a atuação do profissional arquiteto e urbanista e, desse modo despertando o interesse pela profissão. Por fim, observa-se que é estabelecido o vínculo entre os conteúdos do ensino médio e graduação. PALAVRAS CHAVE:240Arquitetura e Urbanismo, Ensino Médio, Artes, História, Matemática.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.