ONDE VOCÊ ESCONDE O SEU PRECONCEITO? #PENSAR: UM DIÁLOGO SOBRE AS DIFERENÇAS COM ALUNOS DA ESCOLA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

AMANDA CARDOSO RUOSO, FABIELE MONTE BLANCO DINIZ, WILLIAM CARLOS MELCHIOR, MOZART LINHARES DA SILVA

Resumo


O projeto #PENSAR faz parte do subprojeto de História, vinculado ao240Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC,240cujo eixo-temático é norteado pela História da Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Adotou-se como metodologia de intervenção nas escolas, oficinas temáticas, nas quais foram realizadas240atendimentos240aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, no turno oposto das aulas. #PENSAR tem como objetivo estimular nos alunos uma reflexão crítica sobre noções de cidadania e diferença, contribuindo para as discussões e práticas antirracistas, sobre sexualidade e xenofobia no ambiente escolar. A partir de temáticas relacionadas à História e Cultura Afro-Brasileira, as oficinas pretendeu-se levar os alunos a identificar e compreender como os estereótipos e os preconceitos são constituídos socialmente.240Objetivou-se240contribuir com a elaboração de metodologias e materiais didáticos adequados240para esses fins,240as quais240servirão de suporte para qualificar a discussão no ambiente escolar. Dentre as estratégias pedagógicas, salienta-se a utilização de atividades lúdicas que estimulem a criatividade dos alunos como motivação para as análises e reflexões dos assuntos abordados. Essas atividades240resultaram uma melhor apropriação do conhecimento pelos alunos e contribuem para que os mesmos passem a se perceber como sujeitos históricos, implicados na construção dos valores e preconceitos sociais. Dentre as atividades previstas, destacamos: a elaboração de jogos didáticos para promover e desenvolver o conteúdo histórico da Cultura Afro-brasileira; cine-debates para fomentar o pensamento crítico e debater assuntos relevantes ao projeto e as necessidades dos alunos; trabalhar a elaboração e análises de Histórias em Quadrinhos, poesias, contos, fábulas, crônicas, reportagens de jornais; trabalhar integradamente com as redes sociais com fóruns de discussão sobre os assuntos abordados pelo projeto e criar grupos para a disponibilização de materiais virtuais para os discentes; criar um vínculo com a biblioteca da escola, incentivando os alunos no ato da leitura e, assim, estimular as leituras direcionadas aos assuntos abordados nas oficinas. Espera-se que os resultados das atividades propostas sejam de aceitação massiva dos discentes, pois concluímos que essas atividades preenchem quesitos lúdicos e reflexionais, fatores fundamentais na construção do conhecimento, conforme os ideais Freirianos, no qual240223ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção224, pois temos como 223horizonte de expectativas224 que essas atividades contribuam na construção de um sujeito histórico consciente e que se identifica como tal.240


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