PROJETO 223NOSSA TURMA224 E SUAS CONTIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PARTICIPANTES DO PIBID/PEDAGOGIA

TAMARA MALLMANN DE ABREU, VANESSA NICOLAY CARDOSO, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Durante o primeiro semestre de 2014, atuamos na Escola Estadual de Ensino Médio Willy Carlos Frohlich, localizada em Santa Cruz do Sul, no bairro Faxinal Menino Deus como bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, do subprojeto de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Após reunião com a equipe diretiva da escola, ficou decidido que nossas atividades seriam realizadas na forma de monitoria, com a turma do primeiro ano do Ensino Fundamental. Após observação e diagnóstico da turma, resolvemos iniciar um projeto com o nome 223Nossa Turma224 em conjunto com a professora titular. A metodologia de projetos de trabalho com as crianças é de suma importância para que o trabalho realizado possa ser bem idealizado e concretizado no decorrer do trabalho com determinada turma. OBJETIVO: Auxiliar a professora na melhoria da qualidade de ensino, dispensando uma maior atenção ao processo de aprendizagem das crianças. Além disso, os objetivos dessa ação completam-se com os objetivos da monitoria do PIBID e se entrelaçam com os objetivos do projeto que são: proporcionar às crianças uma recepção agradável ao ambiente escolar e ao PIBID; desenvolver as relações sociais e afetivas das crianças; contribuir no desenvolvimento da autonomia de cada criança e explorar situações pedagógicas que envolvam as diferentes áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas). METODOLOGIA: No decorrer do projeto foram realizadas diversas atividades com o uso de materiais de apoio (livro infantil, caderno, jogos educativos) e variados (sucatas), relacionados à vivência com a escrita de palavras significativas do contexto da criança, proporcionando também situações matemáticas, relações interpessoais, momentos de recortes e colagem, entre outros tipos de ações decorridas na escola. Criamos mascotes para a turma e aprendemos o nome de todos os colegas, fundamental para esta fase da alfabetização. Conjuntamente construímos um gráfico com informações sobre a turma e finalizamos com uma gincana educativa e uma confraternização. RESULTADOS: O desenvolvimento deste projeto foi muito interessante para nós, acadêmicas do Curso de Pedagogia, pois presenciar o cotidiano escolar e os dilemas da sala de aula (rotina, interação criança-professora e criança-criança, entre outros) é de grande importância, experiência essa, que na maioria das vezes, só vivenciamos depois da conclusão do curso. CONCLUSÃO: Ter acompanhado o crescimento dessas crianças, no primeiro semestre, foi ótimo para nossa formação como docentes, acompanhar o processo de ensino-aprendizagem das crianças que dele participaram foi incrível, e no segundo semestre de 2014, continuaremos com o nosso trabalho.


240


PALAVRAS-CHAVE: Monitoria 226 PIBID -Trabalho com Projetos.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.