OFICINA DE ALFABETIZAÇÃO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO ALFREDO JOSÉ KLIEMANN

MYSHELLE DAYANE DA SILVA, NEUSA MARLETI MATTHEIS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: Neste resumo apresentamos relatos das Oficinas de Alfabetização, nas quais trabalhamos com alunos do 1° e 2° ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, que se localiza no bairro Bom Jesus em Santa Cruz do Sul. Esta é uma atividade do Programa Institucional de Iniciação à Docência 226 PIBID/UNISC do Subprojeto de Pedagogia. A oficina é realizada através de atuação direta com alunos e momentos de planejamento de ações para a semana seguinte. OBJETIVOS: Auxiliar na alfabetização inicial para que os alunos possam aprender em um espaço de tempo mais curto, as questões não entendidas na sala de aula regular, diagnosticadas pela professora titular. METODOLOGIA: As oficinas foram planejadas para 24 alunos, sendo 10 alunos do 1º ano, no período de 13h15min às 14h10min e 14 alunos do 2º ano, das 13h50min às 15h20min, nas tardes de segundas-feiras. O trabalho com o 1º iniciou com uma sondagem, o que nos permitiu saber os conhecimentos já construídos em relação ao processo de alfabetização e aqueles que teremos que abordar em nosso planejamento, consistindo em: identificação de todas as letras do alfabeto, escrita de palavras com atividades de completar com as letras que faltavam, identificação e listagem de palavras que começam com as mesmas letras, com as mesmas vogais e consoantes. Com o segundo ano, trabalhamos todo o alfabeto, e com um olhar especial direcionado a seus nomes que também era uma dificuldade apresentada por alguns. Com essa turma, estamos trabalhando com os números, cálculos, letras, sílabas e com atividades envolvendo encontros vocálicos. 240Com as duas turmas também estão utilizando o suporte de jogos pedagógicos que possibilitam aos alunos desenvolverem a formação de diferentes palavras, ou até mesmo realizarem leitura de algumas palavras. RESULTADOS: Percebemos que há necessidade de intensificar as ações didáticas e pedagógicas, o planejamento relacionado à identificação do alfabeto, pois alguns alunos estão no nível pré-silábico. Também há necessidade de trabalhar a noção de número, pois nesse momento os alunos ainda não relacionam as escritas de números com suas quantidades e o processo de leitura também deverá ser trabalhado. 240A participação dos alunos tem sido constante e entusiasmada, notamos que eles ficam satisfeitos quando conseguem realizar as atividades propostas e saem felizes por estarem aprendendo, principalmente quando utilizamos os jogos. CONCLUSÃO: Continuaremos planejando alternativas que promovam avanços no processo de alfabetização que modifiquem de modo significativo à condição de cada aluno que frequenta as oficinas de aprendizagem. Para nós tem sido uma experiência de muitas aprendizagens complementares à nossa formação inicial. Constituímos-nos professores na formação pela graduação, nas experiências enquanto bolsistas e nas leituras do dia a dia.


240


Palavras-Chave: Oficina 226 Alfabetização - Pibid


Apontamentos

  • Não há apontamentos.