CULTURA E IDENTIDADE INDÍGENA LEVADAS ATÉ A SALA DE AULA

IEDA DE CAMARGO, LUZIA LOPES

Resumo


INTRODUÇÃO: Este estudo apresenta as experiências vivenciadas no estágio do Ensino Fundamental, disciplina obrigatória do curso de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. O referido estágio foi realizado no segundo semestre de 2013, em uma escola da rede pública do município de Santa Cruz do Sul, com uma turma composta por 15 alunos do 4º ano. A temática do projeto interdisciplinar desenvolvido foi sobre 223Cultura e Identidade Indígena224. OBJETIVO: Subsidiar a construção dos conhecimentos dos educandos sobre a história da cultura indígena, suas organizações e modos de vida, bem como os problemas enfrentados ao longo do tempo que vieram a ocasionar a situação atual em que se encontram. METODOLOGIA: Os demais conteúdos das diferentes áreas do conhecimento foram incorporados interdisciplinarmente ao projeto desenvolvido. Assim, foram trabalhados com diversificados tipos de textos: textos literários (contos, poemas, teatro e dramatização), textos jornalísticos (reportagem, entrevista), textos instrucionais (receita), textos epistolares (carta), textos publicitários (cartaz), além do trabalho constante com o dicionário. Para incrementar ainda mais a área da linguagem, trabalhamos diariamente com a leitura de histórias e com a escrita de um livro, facilitando o acesso às formas convencionais de escrita. Na área da Matemática, os educandos puderam conhecer melhor as medidas de tempo (séculos, décadas, anos, meses, dias, horas e segundos), além de trabalharmos com a identificação dos números romanos, que servem para representar os séculos. Na área de Ciências, foram possibilitados momentos em que os envolvidos puderam conhecer alguns dos problemas ambientais causados pela exploração do homem, além da medicina tradicional indígena e as origens de alguns alimentos domesticados pelos índios. Em Artes trabalhamos com as diferentes formas de expressão, teatro, música e materialidades como a argila, além das expressões através da fala, do desenho, da escrita e outras. Em Geografia, trabalhamos a localização de espaços em mapas (mundi e do estado), além da localização através dos pontos cardeais e colaterais. Para concretizar o objetivo principal, estabelecemos uma ordem cronológica para um melhor desenvolvimento do trabalho: antes, durante e depois da chegada dos portugueses e espanhóis à Pindorama, denominado de Brasil pelos mesmos. Desta forma, os educandos puderam conhecer como era a cultura e o modo de vida dos índios antes do 223descobrimento224, identificar as razões pelas quais os homens brancos se interessaram pela terra e os malefícios que trouxeram junto consigo, além de conhecer a situação atual dos índios, bem como as etnias presentes em nosso estado e, o movimento indígena e suas organizações. RESULTADOS: Para os envolvidos, acreditamos que foi relevante o trabalho com esta temática, tendo em vista a maneira desfavorecida que é trabalhada nas escolas, não levando em consideração os passos de luta ao longo da história e da exploração constante que vem sofrendo. Em relação à metodologia, é importante ressaltar que embora tenha sido inicialmente considerada diferente pelos educandos, foi bem aceita pelos mesmos, em razão das atividades diversificadas que foram realizadas ao longo do estágio. CONCLUSÃO: construímos um livro contando a história dos índios, onde cada um foi parte integrante desse processo, além disso fizemos a 223publicação224 do mesmo, acompanhada de uma festa de confraternização.


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