MONITORIA DO PIBID NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MENINO DEUS

VALMOR DA SILVA, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Este resumo descreve as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, pelas bolsistas do Subprojeto de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na modalidade de monitoria, realizada com alunos do 5º ano da turma 51 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus, localizada no bairro Faxinal Menino Deus, Santa Cruz do Sul. OBJETIVOS: A Monitoria é uma das modalidades de ensino-aprendizagem realizadas pelos alunos bolsistas do Programa e objetiva mobilizar para a realização de experiências de docência mediante a execução de atividades ligadas ao ensino, possibilitando estudos teórico-práticos complementares à formação acadêmica. METODOLOGIA: As ações e intervenções de monitoria em sala iniciaram no primeiro semestre do ano letivo de 2014 e foram combinadas com a professora titular da turma, constituindo-se em: planejamento a partir dos objetivos principais do plano de trabalho da professora, com enfoque fundamental para a leitura, escrita, estruturação, interpretação e a compreensão da escrita. Durante as intervenções foram planejadas e realizadas diversas atividades como: construção, escrita e reescrita de palavras, frases e textos a partir de imagens, poesias e contos, observando também a sua correta acentuação; ditados de palavras, caça-palavras; jogos: batalha de palavras e soletrando; visitas a espaços públicos como Centro de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Unisc - CEPA e Estádio dos Plátanos, leia-se Futebol Clube Santa Cruz. Posteriormente, aconteceram a descrição e os registros pelos alunos, através de redação, construção de mapas dentro de projetos literários de poesia na escola e atividades sobre a Copa do Mundo. RESULTADOS: Essas atividades possibilitaram capacitar os alunos a compreender como se configura a nossa língua materna, sua estrutura e variações, bem como os diferentes tipos de textos que existem. Durante a elaboração das atividades e dos trabalhos realizados sempre em grupo buscou-se, além do estreitamento das relações, o aprendizado, bem como a ampliação da cooperação e vínculo afetivo entre alunos e alunos/professor. Na modalidade de monitoria em sala, as ações não se restringiram à observação e ao acompanhamento das práticas e métodos adotados pela professora titular, uma vez que a mesma oportunizou espaços para o diálogo, às sugestões e à contribuição com ideias e projetos que promovessem o ensino, o contato e o conhecimento dos alunos da turma. CONCLUSÃO: A implementação da monitoria em sala, possibilita perceber um maior interesse, interação e envolvimento de todos no sentido da capacitação, pois as orientações e respostas quanto às dúvidas e dificuldades em compreender a língua materna são imediatas. 240Além do objetivo principal que é a melhoria da educação pública brasileira, exercer monitoria em sala de aula permite uma reciprocidade de conhecimentos, pois favorece o crescimento pessoal e profissional do pesquisador, a melhoria das práticas pedagógicas no contexto escolar e possibilita um atendimento mais qualificado e imediato quanto às dificuldades dos alunos.


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Palavras-chave: Monitoria - Leitura e Escrita - Interpretar de Textos.


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