GESTÃO ESCOLAR: PRÁTICAS DO ORIENTADOR EDUCACIONAL

MURILO SANTOS KONZEN, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: As atividades de bolsista desenvolvidas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Menino Deus estão relacionadas à Gestão Escolar. A escola se localiza no Bairro Faxinal Menino Deus, na cidade de Santa Cruz do Sul e oferece escolarização do 1° ano ao 9° ano do Ensino Fundamental. A participação nas atividades de gestão é decorrente de conversas com a Orientadora Educacional, na busca de solução para situações envolvendo alunos e professores, alunos e alunos, alunos e família e famílias e escola. OBJETIVOS: Acompanhar as atividades realizadas no âmbito da gestão escolar focadas na orientação educacional, que têm a atribuição de dar suporte a toda comunidade escolar, formada por alunos, professores, funcionários e pais, na busca de um trabalho de entendimento, respeito mútuo e crescimento cognitivo e social. METODOLOGIA: Considerando que a Orientação Educacional busca desenvolver-se harmoniosa e equilibradamente em todos os aspectos do cotidiano escolar: educacional, intelectual, moral, físico, social, estético, político e vocacional, mobilizando a escola, a família e o aluno para a investigação coletiva da realidade na qual todos estão inseridos, viu-se a necessidade de criar um projeto em nível escolar, envolvendo também as famílias. Para desenvolver o projeto serviu de aporte: a escuta, o diálogo, a reflexão sobre as experiências cotidianas e a busca de caminhos solucionar as situações avaliadas como problema. Para que este elo de confiança pudesse ser estabelecido, foi necessário construir uma relação respeitosa e solidária entre professor e aluno. Vencida esta primeira etapa do trabalho, as reflexões se intensificaram e as práticas diárias se tornaram eficazes. Os conselhos de classes participativos, colegiados de professores, atividades em sala de aula e conversas com a família, foram práticas aceitas e vividas, que apresentaram resultados satisfatórios de entendimento e superação das dificuldades em nível de relacionamento e aprendizagens cognitivas. RESULTADOS: Com os trabalhos desenvolvidos nas turmas, percebemos uma melhor relação entre alunos e professores, alunos e alunos. Cresceu o respeito e a participação da comunidade escolar na busca de resolução para as dificuldades comuns a todos. A maturidade ao resolver problemas, através do diálogo e um contato maior das famílias na escola, é visível neste momento do ano letivo. CONCLUSÃO: A Orientação Educacional se reveste de um novo e fundamental papel dentro da equipe gestora, não apenas ajustando o aluno à escola, à família ou à sociedade, mas sim formando cidadãos para uma participação mais consciente no mundo em que vivem, tornando possível a articulação e o posicionamento frente à realidade.


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Palavras-Chave: Gestão Escolar - Orientação Educacional 226 Comunidade Escolar.


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