GEOGRAFIA CARTOGRÁFICA: PRATICAS E DESAFIOS EM SALA DE AULA

CAMILA MELO MENEZES, DOUGLAS LUIS WEBER, CAMILO DARSIE DE SOUZA, ERNESTO LUIZ ALVES

Resumo


Introdução: Neste trabalho apresentamos as práticas que realizamos por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à DocênciaPibid/Unisc (subprojeto Interdisciplinar), em oficinas oferecidas na Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz e na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, na Cidade de Santa Cruz do Sul/RS. As turmas atendidas foram as de 5º ano do Ensino Fundamental. Objetivos: Tornar os conhecimentos geográficos, relacionados à cartografia, mais atraentes e acessíveis aos estudantes da Educação Básica. Metodologia: Desenvolvido de forma lúdica, buscando resgatar nos alunos o interesse por mapas através das oficinas de Geografia, partimosda apresentação do poema 223O Mapa224, de Mario Quintana. Isso foi feito com o intuito de explorar os conhecimentos prévios dos alunos à respeito do conteúdo. Após, levamos para sala de aula um 223saco surpresa224 com várias perguntas como, por exemplo, o que é um mapa? Você já viu um mapa? O que mostrava este mapa? Você já construiu algum? Se fosse construir o que colocaria nele? Em seguida, os alunos receberam alguns atlas para que os explorassem e os conhecessem melhor. A explicação do conteúdo foi feita por nós e deixamos, como tarefa, que cada um deles construísse seu próprio mapa. Os temas foram livres, de acordo com os seus conhecimentos mais diversos. Após a realização desta tarefa, iniciamos a explicação sobre os elementos de um mapa. Para esta explicação os mapas feitos pelos foram usados como base, pois partimos deles para colocar estes elementos, mais técnicos, em cada um até ficarem completos. Como finalização do trabalho construímos globos. Para isto utilizamos um molde do mapa-mundi em planisfério e cada aluno construiu seu próprio globo marcando nele os continentes e principais pontos geográficos. Resultados alcançados: Com o desenvolvimento das oficinas os alunos conseguiram ter melhor compressão do uso de mapas, destacando como ponto positivo o conhecimento adquirido em relação aos elementos cartográficos e sua aplicação em seu cotidiano. Conclusão: Realizar esta oficina em uma turma de 5º ano foi uma experiência muito significante, pois a turma trabalha todas as disciplinas com a mesma professora e, muitas vezes, a Geografia passa despercebida dentro do ambiente escolar para estes alunos, sendo que muitos dos mesmos mostraram grande interesse pela disciplina. Enfatizamos a dificuldade da turma em interpretar um mapa, pois estes foram os primeiros contatos da turma com o conteúdo proposto. Em relação as atividades propostas os alunos mostram interesse devido à ludicidade que as mesma ofereceram, mostrando que a Geografia deve expandir seus métodos tradicionais e buscar novas técnicas de trabalho para que cada vez mais alunos tomem gosto pela disciplina.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.