ALFABETIZAÇÃO: UM PROCESSO SEMPRE NOVO

CLARISSA BERTO MACHADO, DEBORA FERNANDA COUTINHO, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Este resumo descreve as ações e práticas pedagógicas desenvolvidas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, pelo Subprojeto de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, na modalidade de monitoria paralela com a aula, realizada com 25 alunos, do 1º ano, da Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, no município de Santa Cruz do Sul. OBJETIVOS: O principal objetivo é auxiliar a professora titular em relação ao trabalho que desenvolve com as crianças no período em que vivem seu processo de alfabetização inicial. Para além disso, os bolsistas têm a oportunidade de desenvolver práticas docentes, adquirindo experiências na área da alfabetização e contrapondo os conhecimentos construídos ao longo da formação acadêmica. METODOLOGIA: O desenvolvimento desta monitoria teve início no primeiro semestre do corrente ano. Ela é resultado de uma combinação com a professora, para que nós tivéssemos a oportunidade de desenvolver nossas práticas docentes com toda a turma. Primeiramente, realizamos as testagens para verificar quais as necessidades que as crianças apresentavam. Observamos que elas eram pré-silábicas, silábicas e uma pequena porcentagem já estava alfabética. Constatado isto, conversamos com as nossas coordenadoras que nos indicaram o projeto 221A Turma da Mônica222. Para dar início começamos apresentando a Gibiteca e a partir dela construímos materiais como: cartazes com os nomes dos personagens da turma da Mônica e da turma do 1º ano, bingo de letras e palavras, cruzadinhas, jogos de alfabetização e apresentamos a Mônica confeccionada de tecido. Com isso, cada criança teve a oportunidade de levar esta boneca para casa e escrever com a ajuda da família um relato contando como foi a presença e visita da Mônica em sua casa. RESULTADOS: As crianças já demonstraram um crescimento em relação à construção de sua autonomia no reconhecimento de letras e números, demonstram noções de espaços e desenvolveram o gosto por saber ler e escrever determinadas palavras, além de apresentar interesse em ajudar o colega do grupo que ainda não consegue identificar letras, palavras e números. A partir do momento em que todas as crianças tiverem levado a Mônica, serão recolhidos todos os relatos e construído um livro intitulado: A Mônica em minha casa. Após a conclusão o livro, será lido para todos e exposto para as demais turmas de alfabetização da escola. CONCLUSÃO: A monitoria pode nos proporcionar o contato direto com as crianças durante todo o período da aula. Tivemos a oportunidade de reconhecer suas necessidades nesse período da alfabetização. Como bolsistas podemos ser protagonistas no planejamento das aulas e na construção de atividades e metodologias a serem desenvolvidas. Acreditamos que, com tudo isso, nós estamos envolvendo as crianças em atividades prazerosas de linguagem escrita, contribuindo para que elas aprendam a ler e escrever. Sabemos que os resultados aparecerão com o tempo, que as crianças precisam de tempo, que a problematização da aprendizagem precisa estar presente no cotidiano das aulas para que se constitua de modo efetivo, aos poucos.


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Palavras 226 chave: Alfabetização -Metodologias 240- Práticas docentes.


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