OFICINA DE LETRAMENTO COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

CINTIA RAQUEL FIGUEIREDO GOMES, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência /PIBID/CAPES, no subprojeto de Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/UNISC permite a prática em Oficina de Letramento que é realizada na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, localizada próxima à Universidade. OBJETIVOS: Promover a expressão oral e escrita, além de estimular o imaginário, a criação, desenvolver leitura e escrita de maneira dinâmica e desenvolver atividades de alfabetização são os principais objetivos. METODOLOGIA: No primeiro momento, foi realizada uma sondagem para conhecer em que nível da construção da escrita e da leitura estava os alunos que frequentam 2°, 3° e 4° anos. Percebeu-se, então, que algumas crianças não estão alfabetizadas ou estão com leitura e escrita muito deficiente, principalmente os alunos de 3° e 4° anos. Posteriormente começamos as atividades. A oficina é feita uma vez na semana e o trabalho é realizado de forma lúdica. Os jogos, música, brincadeiras, histórias entre outros tem tornado a prática da leitura e da escrita mais interessante para os alunos participantes da oficina. A atividade que se destacou das demais, foram as brincadeiras com giz e quadro, pois o material usado no cotidiano dos professores e tão criticado, também pode ficar interessante se utilizado diferente da forma como conhecemos em que simplesmente o professor escreve e o aluno copia. Nas vivências que se teve foram feitos um caça-palavras e um ditado, mas de forma divertida em que os alunos foram dispostos em grupos e competiram entre si. RESULTADOS: A oficina de letramento tem dado resultados muito significativos, as crianças melhoraram a leitura e a escrita e apresentam-se nos encontros alegres e participativos, percebe-se também que o grupo cresceu, hoje, recebemos um total de 30 crianças, dispostas em dois horários. A prática nesse projeto possibilita muito aprendizado, a experiência tem sido muito proveitosa, pois é possível colocar em prática o que se aprende na teoria. CONCLUSÃO: O letramento como ferramenta na alfabetização possibilita uma capacidade de ver a aprendizagem com outros olhos, pois pode haver brincadeira na leitura, se pode escrever e imaginar através de música, enfim, a sala de aula pode e deve ser divertida e interessante. A possibilidade de planejar tem sido de extrema importância porque permite criar, além de aprender, pois é desafiador, uma vez que as crianças tem faixa etária, nível de alfabetização e interesses diferentes. Assim, acredita-se que a criança precisa sim ler e escrever, mas mais do que isso, ela tem que gostar de fazê-lo.


240


Palavras chave 226 letramento, lúdico e práticas docentes.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.