JORNALISMO AMBIENTAL: UMA ANÁLISE DE TEXTO DO CADERNO MEIO AMBIENTE NA ESCOLA DO JORNAL O INFORMATIVO DO VALE

HELIO AFONSO ETGES, ALAN JÚNIOR ALEIRO

Resumo


Por meio da análise de texto, essa monografia buscou captar o sentido das mensagens contido em matérias publicadas no caderno240Meio Ambiente na Escola, do jornal O Informativo do Vale, de Lajeado/RS. Com o objetivo de ser utilizado em sala de aula, o suplemento volta-se, em especial, aos alunos de nível médio. As escolas são visitadas por profissionais do veículo de comunicação como forma de incentivo ao uso do material impresso em alternância de turmas e disciplinas. A partir de uma abordagem qualitativa, o estudo realizado se deu com base na análise dos textos intitulados Gafanhoto ou larva para o jantar?,240Ele vai de bicicleta240e240Data marcada para virar lixo, publicados como matéria de capa do caderno, nos meses de junho, julho e outubro de 2013, respectivamente. A construção da análise desses textos ocorreu também com base no entendimento que 12 estudantes da turma 202/2014 do Colégio Madre Bárbara, de Lajeado, tiveram ao participar do grupo focal, realizado em função dessa pesquisa. Além disso, recorreu-se às informações obtidas junto aos profissionais do veículo de comunicação envolvidos na produção do caderno e nas teorias apresentadas no referencial teórico. Nele, aborda-se a relação entre jornalismo e conhecimento e aspectos do fazer jornalístico sobre meio ambiente. Além disso, um dos capítulos traz breve histórico do caderno e jornal analisados. Para embasar o estudo, recorreu-se a autores como Meditsch, Sponholz, Tambosi, Cotta, Barros, Bueno, Trigueiro, Mattozo e Camargo. A técnica utilizada para a realização da análise de texto teve como base a proposta de Galliano, cujo esquema inclui 3 itens: análise textual, temática e interpretativa. Seu objetivo é criar condições capazes de permitir a compreensão, a análise, a síntese e a interpretação do conteúdo das matérias estudadas. Desse modo, verificou-se que os assuntos trabalhados no caderno Meio Ambiente na Escola compreendem o complexo de relações que o homem estabelece com o meio ambiente, uma vez que as pautas não se resumem a abordar o chamado meio físico ou biológico. Notou-se a intenção de modificar atitudes por meio do estímulo da informação jornalística, que se mostrou compreensível de um modo geral, apesar de ser possível encontrar palavras sem a devida explicação. Quanto à utilização do caderno em aula, notou-se que o seu uso se deu de forma esporádica pelos 12 alunos do Colégio Madre Bárbara. Apesar disso, o fato de levar-se informação ambiental periodicamente aos cidadãos pode fazer com que, aos poucos, os estudantes de nível médio e os demais indivíduos que possuem contato com o caderno se conscientizem da importância da preservação do meio ambiente, adotem hábitos mais sustentáveis e estabeleçam uma relação mais harmônica com o meio que os cerca.


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