PRÁTICA INTERDISCIPLINAR APOIADA POR OBJETO PEDAGÓGICO DIGITAL

ADRIANO PANATIERI DOS SANTOS, MARCIA CRISTINA KAEFFER, MARCIA KNIPHOFF DA CRUZ, PAULO FERNANDO DA SILVEIRA FRANCO

Resumo


Introdução: Visando contribuir para o debate sobre a prática interdisciplinar, iniciada junto à disciplina de Informática Aplicada à Educação, ministrada na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, no curso de Licenciatura em História, alargando o horizonte de possibilidades, reconhecemos a necessidade de atuar com outras áreas de conhecimento como a própria História e o Jornalismo. Através dessas ,que servem como mediadoras no processo de ensino-aprendizagem, e utilizando o recurso de TIC222S (Tecnologias de Informação e comunicação) como o HagáQuê, acreditamos dinamizar a mobilização e, consequentemente, criar um vínculo lúdico entre alunos e suas produções. Como embasamento, utilizamos fundamentos das obras do professor Pedro Demo, especificamente, no que concerne aos contributos sobre as práticas interdisciplinares e a resolução de problemas delas decorrentes. Durante a disciplina, foi possível conhecer a importância de softwares educacionais como HagáQuê, que são utilizados como objeto pedagógico no processo de conhecimento dos estudantes. Durante as discussões e estudos foi possível refletir sobre práticas pedagógicas de aplicação dos softwares educacionais dentro de um ambiente interdisciplinar. Outras abordagens foram realizadas com a elaboração de material pedagógico-digital. Objetivo: Neste sentido, o desenvolvimento de conteúdos da área de História envolvendo recursos computacionais, oportunizou aos acadêmicos criarem a cultura da pesquisa voltada não apenas240à práxis, mas ao alargamento de horizontes que envolvem uma visão mais holística, voltada à pesquisa dos problemas existentes nas atividades interdisciplinares, que, para Pedro Demo, é o sustentáculo dos três pilares da construção do conhecimento, ou seja: ensino, pesquisa e extensão. Principais resultados e Conclusões: Considerando a proposta de Pedro Demo na transposição da teoria à prática, o professor dá como exemplo aos alunos alguma(s) data(s): 1808 e ato contínuo pedem aos estudantes que criem um quadro relativo aquele ano no mundo, no seu país ou em sua cidade ou os três ao mesmo tempo240possibilitando, assim, a compreensão tanto da história mundial como da história regional. A partir daí as ligações ou hiperlinks são infinitas dependendo da volição das partes envolvidas na construção do conhecimento. O papel dos estudantes passa a ser de agentes criadores em conjunto com o professor e não mais de meros expectadores passivos, que apenas assimilam o conteúdo dado para posterior replicação cênica sem um comprometimento pessoal que só é gerado quando há o sentimento de partícipe na elaboração do conhecimento ampliando suas possibilidades cognitivas; instrumentalizando para a convivência em um mundo mais globalizado e conectado aplicando os recursos das diversas mídias.


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