EXPERIÊNCIA DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O ESTÁGIO

SUSANA BEATRIZ FERNANDES, DIRCE DE FATIMA DA SILVA NEUHAUS, LUZIA LOPES

Resumo


INTRODUÇÃO: O presente texto é um relato sobre a experiência docente, vivenciada durante o período de estágio na Educação Infantil, no primeiro semestre de 2013, em uma Escola de Educação Infantil, da rede pública do Município de Santa Cruz do Sul. A turma era composta por crianças na faixa etária de 4 a 5 anos. O projeto desenvolvido foi 223Brinquedos e brincadeiras: brincando e inventando224. OBJETIVO: O objetivo principal era propiciar às crianças experiências com brincadeiras e brinquedos, os quais não faziam parte da sua cultura cotidiana. METODOLOGIA: Como forma de mobilizar as crianças, inicialmente, apresentamos brinquedos confeccionados artesanalmente, feitos com material reciclável e alguns vídeos de brincadeiras populares. Durante o desenvolvimento do projeto, proporcionamos inúmeros momentos de contação e leitura de histórias, além da pseudoleitura realizada com frequência pelas crianças. Para melhor iniciar nossa descoberta sobre os brinquedos, até então desconhecidos, levamos até as crianças o livro 223Saco de brinquedos224 de Carlos Urbim. O mesmo foi lido, e posterior a isso, cada um confeccionou um saco de brinquedos para guardar as sucessivas invenções. Desta forma, puderam confeccionar seus próprios brinquedos e conhecer diferentes brincadeiras e rodas- cantadas. Procuramos levar também até as crianças o faz de conta e subsídios para que esses momentos tão preciosos se tornassem ainda melhores. Materialidades como a água, a tinta e a argila também puderam ser exploradas pelas crianças, além de outras. A brincadeira com sons e com o corpo foi muito além das rodas cantadas, exploramos e inventamos música com o tambor, feito de lata e/ou baldes reutilizados, além dos instrumentos musicais. RESULTADOS: O projeto foi planejado e desenvolvido com o intuito de que todas as linguagens que devem ser desenvolvidas na infância (Movimento, Música, Artes Visuais, Linguagem Oral e Escrita, Natureza e Sociedade e Matemática) fossem contempladas com sentido e criatividade. Acreditamos que o trabalho realizado foi relevante para as crianças, na medida em que puderam conhecer e experimentar diferentes brincadeiras. Para nossa formação como docentes foi de extrema valia, pois além de nos possibilitar a experiência com a Eeducação Infantil, nos fez refletir sobre nosso papel como educadoras. CONCLUSÃO: Pensamos que o brincar, tão defendido na infância e contemplado em nosso projeto, permitiu não somente que as crianças interagissem entre si, mas também lhes possibilitou exercer a autonomia, a criatividade, representar papeis, imaginar, aprender e se divertir.


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