INTEGRAÇÃO ENTRE PROJETOS: BRINCANDO COM AS PALAVRAS

ANNE RODRIGUES, CARLA REGINA LEIFFEIT, NATALIA GUTTERRES PETRY, ANGELA COGO FRONCKOWIAK, ELEMAR GHISLENI

Resumo


Este resumo tem por objetivo refletir sobre as nossas práticas, decorridas desde o início deste ano até o presente momento, no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 226 PIBID/UNISC. Nosso grupo abordará questões relativas à prática docente, levando em consideração as experiências vivenciadas na Escola Nossa Senhora do Rosário. A partir de março de 2014, os programas Mais Educação e PIBID 226 Letras/Português começaram a se integrar no ambiente desta escola, o que significou um bom desenvolvimento dos projetos tanto na universidade quanto no espaço escolar. Em anos anteriores, as oficinas de aprendizagem do PIBID Português, em turno oposto, enfrentavam a dificuldade de manter o público devido à concomitância com o projeto Mais Educação, que acontecia no mesmo horário e com objetivos similares. Com a integração dos projetos, que uniu uma dupla de bolsistas do PIBID a uma monitora do Mais Educação, as oficinas se desenvolveram em conjunto, tomando um rumo mais eficaz. Na oficina, desenvolvemos atividades referentes à oralidade, ao ler/dizer e à escrita, que são os eixos norteadores de nosso subprojeto. Levando em consideração que as oficinas acontecem com alunos de 2o, 3o e 4o ano, é relevante salientar que são discentes em fase de alfabetização. As atividades são realizadas de forma lúdica, com a intenção de cativar o público escolar, composto por crianças. As fichas poéticas, que são textos dos mais variados gêneros, ampliados e com imagens ilustrativas, dão suporte para as dinâmicas de leitura. A partir disso, levamos o livro de poemas A arca de Noé, de Vinicius de Moraes, e abordamos a temática de animais. Com esse processo pudemos perceber que houve um significante progresso na leitura dos alunos. Acreditamos que o PIBID e o Mais Educação só vêm a somar e contribuir para o desenvolvimento dos estudantes, da escola e dos bolsistas. Percebemos que, através do livro, motivamos os alunos a procurar mais obras na biblioteca e incentivamos a leitura, tanto no âmbito da escola quanto no familiar. A partir das produções estamos montando um livro para os alunos. Em um primeiro momento, fizemos cópias dos textos que os discentes mais gostam. A seguir, pedimos que escrevessem seus próprios poemas. Dessa forma, possibilitando a escrita e a leitura, podemos ajudá-los nas dificuldades individuais, já que as oficinas desenvolvidas com três bolsistas nos permitem contribuir de uma forma mais individual. Sabemos que o processo é longo, mas que podemos, sim, realizar um trabalho conjunto que renda bons frutos. Os resultados estão surgindo a cada descoberta de novas palavras, a cada leitura com entonação, a cada gesto de compreensão. É possível brincar com as palavras e estamos nos emocionando durante os encontros. A integração entre os projetos possibilita desenvolver atividades diversas e acrescenta a nós, bolsistas, uma experiência positiva. Sabemos que os resultados são parciais, entretanto, as oficinas de aprendizagem evoluem na medida em que acontecem e isso nos oportuniza vivenciar importantes momentos de reflexão/ação/reflexão que gostaríamos de compartilhar.


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