A ARTE DE APRENDER COM MARIO QUINTANA

DIANA MEDIANEIRA GOMES SILVA, ZORAIDE LINHARES SILVEIRA, ELEMAR GHISLENI

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência 226 PIBID/Unisc, tem como objetivo proporcionar a interação dos acadêmicos de licenciaturas com o ambiente escolar. Nós, do Subprojeto 3 - Letras/Português - desenvolvemos Oficinas de Aprendizagem com os alunos do 6º ano, na EMEF São Canísio. Este trabalho relata as atividades que realizamos durante as oficinas, nas quais promovemos o contato dos alunos com a obra literária de Mario Quintana. A escolha desse poeta como tema para nossas atividades veio por julgarmos importante o conhecimento das obras de autores gaúchos e, também, por sugestão da supervisora escolar do PIBID, porque a escola estaria recebendo uma exposição itinerante do Sesc (composta por catorze banners que ficariam expostos no saguão durante todo mês de agosto) sobre a vida e a obra do poeta gaúcho. As atividades realizadas foram: apresentação aos alunos de parte da biografia do autor e de suas obras mais importantes; elaboração de cartazes, que foram colocados juntamente com a exposição no saguão da escola, com frases ditas pelo autor; estímulo à apresentação pessoal, a fim de melhorar a leitura e a oralidade dos estudantes (cada aluno escolheu o poema a ser dito); exercício para a ampliação do vocabulário, no qual os alunos retiraram, de dentro dos textos, palavras que não conheciam (procuramos sanar suas dúvidas auxiliando na compreensão e na superação de suas carências); confecção de marca-páginas com frases extraídas pelos alunos dos poemas escolhidos anteriormente (nesta atividade, em especial, percebemos a maturidade do grupo na escolha das frases, pois, conforme o relato dos próprios educandos, essas representavam seus sentimentos mais íntimos).Percebemos que o trabalho realizado possibilitou aos alunos um maior conhecimento da vida e da obra de Mario Quintana, além do desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade. Na leitura, apresentamos vários poemas, que inicialmente foram lidos de forma silenciosa e logo após foram apresentados oralmente aos colegas; na escrita, os educandos elaboraram textos partindo da leitura dos poemas do livro A rua dos cataventos. Através de suas experiências pessoais, relataram fatos sobre a rua onde moram. Com isso, tentamos fortalecer a união e o comprometimento entre os alunos, estabelecendo conexões entre o texto lido e outras fontes de conhecimentos. Na oralidade, realizamos atividades de apresentação pessoal, alguns alunos, além de lerem, também representaram os poemas através de gestos e movimentos, já outros, mais tímidos, apenas leram. Observamos que muitos estudantes gostam bastante das dinâmicas que envolvam a oralidade, pois, mesmo em momentos que não requeriam a leitura oral, manifestavam a vontade de fazê-la. No inicio das atividades, os alunos não demostravam interesse pelas obras literárias, no entanto, ao longo da nossa atuação, notamos que o grupo inteiro se envolveu de forma positiva. Neste trabalho apresentaremos nossas principais percepções e reflexões sobre a questão da oralidade, tanto em sua contribuição para o aumento da autoestima dos discentes, quanto sua importância para o aprimoramento da escrita.


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