O REFLEXO DA LEITURA NA ESCRITA

CRISTIANE BREUNIG, KATIELA KIST DORNELES, SUIANI SANTOS DE OLIVEIRA, ELEMAR GHISLENI, ANGELA COGO FRONCKOWIAK

Resumo


Nossas oficinas do Projeto Letras Português PIBID/UNISC são desenvolvidas na E.M.E.F. Menino Deus, com alunos dos quartos e quintos anos, separadamente. O principal objetivo, no começo das oficinas, foi direcionar os alunos para a leitura e encontrar um meio lúdico de mostrar para essas crianças que elas são capazes de criar, produzir textos, desenhar e, principalmente, que em qualquer momento estão em contato direto com o português. Para o primeiro contato com os alunos, que ainda não conhecíamos, elaboramos uma dinâmica para a confecção de marcadores de páginas. Levamos frases de diferentes autores consagrados e alguns modelos de marcadores para que cada um escolhesse o seu preferido. Na oficina do quarto ano, os alunos se detiveram bastante às formas como iriam desenhar e montar seus marca-textos. Já no quinto ano, o que encantou os alunos foram as frases, devido a um conhecimento prévio que eles possuíam a respeito dos autores. 240Partindo da observação da diferença entre os grupos, decidimos não seguir um cronograma com atividades em ordem de acontecimento, mas sim deixar que as oficinas nos levassem e que os alunos, aos poucos, fossem mostrando seus reais interesses. Nossa ideia, a partir de então, foi elaborar e montar um livro com todos os trabalhos feitos pelos alunos, fossem textos ou desenhos, para que percebessem a amplitude do conceito de narrativa, que inclui a linguagem verbal e a ilustração. Esse projeto será apresentado em uma feira do livro que ocorrerá em outubro, na própria escola. No decorrer das oficinas, lemos vários livros para os estudantes, alguns, sem objetivos específicos; já outros, com algumas propostas, como, por exemplo, a elaboração de textos e desenhos referentes ao assunto da história porque pretendíamos abordar a realização de Histórias em Quadrinho. Em geral, os alunos se mostraram muito comprometidos. Para a turma do quarto ano, levamos a história Os amigos de Marcelo, de Ruth Rocha e, para os alunos do quinto, O rei do grande rio, de Pedro Bandeira.240 Após a leitura, deixamos que desenhassem, em um papel pardo. Para nossa surpresa, os estudantes fizeram um desenho coletivo, no qual cada um deu sua contribuição de acordo com sua criatividade. Os cartazes foram expostos na biblioteca da escola e com isso toda a comunidade escolar teve a oportunidade de prestigiá-los. Percebendo que nos textos elaborados pelos alunos existe uma grande dificuldade relacionada à compreensão das palavras, procuramos uma dinâmica que fosse capaz de suprir algumas dessas dificuldades. Então, resolvemos fazer um 223soletrando224 e dividimos os alunos em grupos, para que uns ajudassem os outros. Foi uma atividade desafiadora e esclarecedora. Como a escola já realiza um trabalho intenso de incentivo à leitura, notamos o reconhecimento e a satisfação que demonstram com relação às oficinas de Português. As oficinas estão se tornando um grande aprendizado para nós, pibidianas, principalmente pelo convívio com os alunos e pelo apoio incondicional da instituição. A cada semana os alunos nos encantam e nos ensinam mais sobre a importância que nós, professores, temos em suas vivências.240 Por meio desse trabalho ficou evidente o quanto a leitura é um instrumento útil e necessário para o resgate de uma boa aprendizagem, levando o aluno a perceber que o ato de ler abre portas para que ele busque a construção de novos conhecimentos e se torne sujeito transformador, crítico, capaz de enfrentar os desafios que a vida lhe oferece.


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