O ALFABETO MÓVEL COMO UM RECURSO PARA RECONHECER AS NECESSIDADES DE APRENDIZAGEM EM SALA DE AULA

JESSICA CRISTINA DOS SANTOS, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


INTRODUÇÃO: Este resumo relata uma prática Pedagógica que foi desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência/PIBID/CAPES, Subprojeto 1 - Pedagogia da Universidade de Santa Cruz do Sul/Unisc, na modalidade de monitoria, realizada com alunos da turma de 1º ano, no turno da tarde da Escola Estadual de Ensino Médio Santa Cruz, localizada no centro de Santa Cruz do Sul, no primeiro semestre de 2014. OBJETIVOS: A atividade de monitoria tem como objetivo auxiliar o professor dentro da sala de aula.240Foi realizada240uma atividade com o uso do alfabeto móvel, que teve como objetivos o reconhecimento do alfabeto, a formação de palavras e a troca de vogais para formar novas palavras. METODOLOGIA: Ao iniciar as atividades de monitoria em sala de aula, realizamos a confecção de um alfabeto móvel. Cada aluno, usando folhas de desenho A4, canetas hidrocor, lápis de cor, e tesoura, fez o seu alfabeto. Após o alfabeto estar pronto, foi usado ao longo do semestre como fonte consulta e antecipação das possibilidades de escrita. A partir do livro 223Ciranda das vogais224,240escrito por Zoe Rios, 221brincamos222 com as rimas do texto da obra que proporciona ao leitor ou ouvinte da história a análise e formação de sílabas e palavras e o desafio da troca de vogais em rimas. Para que a atividade se tornasse ainda mais interessante, dividimos a turma em um grupo de meninos e outro de meninas. A pontuação era dada ao que primeiro identificasse a diferença entre as palavras rimadas, exemplo: Qual a diferença entre faca e foca? Para os alunos com maiores dificuldades na formação das palavras houve auxílio escrevendo-se as palavras no quadro para que pudessem formá-las com o alfabeto móvel. RESULTADOS: Na atividade de confecção do alfabeto móvel, criamos a primeira oportunidade de aprendizagem. Os alunos tiveram excelente participação e conseguimos reconhecer que o nível psicogenético de escrita da maioria era o Silábico, pois, já reconheciam as letras, os sons e, na escrita, utilizavam uma letra para cada sílaba. Todos demonstraram grande interesse por jogos e brincadeiras. Nesse contexto, foi possível observar quais os alunos mostravam mais dificuldades o que nos levou a melhor auxiliá-los durante o semestre. CONCLUSÃO: Cada aluno tem o seu tempo para aprender o que não quer dizer que não seja capaz, a mobilização para aprendizagem e a atenção são bons aliados. As intervenções de monitoria240agregao valores enormes na formação do professor, esta em especial, foi muito valiosa porque, através dela,240foi possível240observar os níveis psicogenéticos na escrita de cada aluno e o quanto o alfabeto móvel é um recurso importante para que haja aprendizagem socializando as palavras, formando palavras novas e, tudo isso, de um modo mais lúdico, cujo resultado será mais valioso para o aluno do que copiar um texto enorme do quadro.240240


Palavras-chave: Monitoria - Alfabeto móvel - Alfabetização.240240


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