CONSIDERAÇÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA

GRASIELA FIGUEIREDO, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA, HELGA IRMTRAUT KAHMANN HAAS

Resumo


Introdução: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) é uma iniciativa da CAPES para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores240da Educação Básica. O Programa é desenvolvido por Instituições de Educação Superior em parceria com Escolas de Educação Básica da Rede Pública e concede bolsas aos alunos de cursos de licenciatura.240Objetivo: Promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. Esse relato busca descrever as240aprendizagens acadêmicas e docentes240vivenciadas240no Programa desde 2012, na Escola Estadual de Ensino Médio Alfredo José Kliemann, com turmas de 1° ao 3° ano.240Iniciamos as atividades240com uma grande preocupação relacionada ao 223como224 e ao 223o quê224 fazer com as crianças. Nossa opção de trabalho foi o Laboratório de Aprendizagem, que240se caracteriza por ser240um atendimento às crianças que não conseguem, no tempo da sala de aula, acompanhar as aprendizagens propostas. A oficina é um espaço de construção e troca de experiências. Mas como ensinar em oficinas? Então vieram as orientações. Tudo começou a ficar mais esclarecido. Resultados: Na escola as crianças foram muito acolhedoras e carinhosas, o que facilitou as questões de cunho disciplinar.240 Durante este tempo240vários registros foram feitos, o que possibilitou240a240pesquisa e a reflexão240sobre esta prática. Um das questões relevantes nas oficinas é a240proposição de240atividades mais lúdicas para que possam se descontrair e relaxar, pois passam boa parte do tempo sentados na sala de aula. Cada vez mais240acredita-se que teoria e prática não podem se dar uma fora da outra. Conclusão: O PIBID tem sido uma grande experiência porque, muitas vezes, não são vivenciadas experiências nas escolas antes das disciplinas de estágio curriculares.240O Programa agrega experiências docentes, dentro das escolas, já nos primeiros semestres do curso e isso nos torna profissionais diferenciados. Essa experiência240oportuniza segurança e criatividade para a realização das atividades. Acreditamos na força deste Programa para a formação docente e temos a certeza de que cada bolsista que passou, ou passará pelo PIBID, tem/ terá uma grande experiência e segurança para uma docência transformadora. Que este programa continue a promover experiências na formação docente, aliando teoria e prática.


PALAVRAS- CHAVE: Oficinas/PIBID -240 Experiência Docente - Unidade Teoria/Prática.240


Apontamentos

  • Não há apontamentos.