BULLYING ESCOLAR: UM ESTUDO COM ESCOLARES DE 5º AO 9º ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL BARÃO DO TRIUNFO DO MUNICÍPIO DE RIO PARDO 226 RS

SANDRA MARA MAYER, EDUARDO REGERT CREMA

Resumo


Introdução: Bullying é um termo de língua inglesa que se refere240à atividades agressivas intencionais e repetitivas, que acontecem por um ou mais indivíduos. Os mais comuns são apelidos pejorativos que são usados para humilhar o outro. A prática do bullying está crescendo com o decorrer dos anos, devido a uma cobrança familiar atrás de resultados.240A prática do Bullying é considerada fácil de ser identificada, pois acontece de forma silenciosa dificultando a descoberta desse diagnóstico Objetivos: 240O presente estudo, de caráter descritivo exploratório, tem por objetivo identificar o perfil de agressividade da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão do Triunfo, do município de Rio Pardo. Foi 240utilizado um questionário (OLWEUS, 1993), adaptado por Mayer (2000). Metodologia: Foi aplicado o questionário em 105 alunos de 5º ao 9º ano, sendo 52 do sexo masculino e 53 do sexo feminino. Resultados: 240Constatou-se que 240a prática de bullying entre os escolares foi de 24019,04 % dos alunos entrevistados, número considerado elevado. Destes 6,66 % tiveram conversas em casa com os pais sobre o ocorrido. 240Quanto às informações dos pais e professores sobre os acontecimentos de agressões na escola, segundo os alunos, os professores impediram as agressões várias vezes. Quando questionado se os alunos contaram em casa sobre as agressões, os alunos das duas escolas contaram as agressões para seu pais O tipo de agressões, do sexo masculino houve maior frequência nas verbais e físicas, e no sexo feminino a maior constatação foi agressões verbais, e o local onde ocorreram as agressões foi o recreio, 240infelizmente, o 240local onde deveria ser de integração e descontração como o da hora do recreio, é onde mais se destaca as agressões, na maioria das vezes por falta de supervisão de um adulto É no recreio que as crianças fazem amizades e também seus inimigos, é nesse ambiente que elas descobrem o lúdico240como melhor lugar da escola. No que se refere aos tipos de agressões mais sofridas, a mais citada foi a agressão verbal (me disseram nomes feios). Conclusão: O 240Bullying se faz presente nas escolas, sim, mesmo que esta seja uma escola do meio rural. Sugere-se que se deve ter um maior conhecimento do Bullying por parte dos professores, alunos e sociedade em geral, para que todos trabalhando juntos possam a incidência desses casos com: oficinas, palestras, projetos educacionais, auxílio às vítimas, propondo-se a ajudá-las e incentivando-as a apontar o agressor para que, assim, possamos por um fim a essas agressões.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.