OFICINA PRÉ-VESTIBULAR: AUXILIANDO DISCENTES NO INGRESSO DA UNIVERSIDADE

FRANCIELE RIBEIRO RODRIGUES, JOICE CRISTIANE MACHADO, NATALIA BEHLKE FARIAS, MOZART LINHARES DA SILVA, GLAUCIA MARIA ETGES

Resumo


O presente trabalho relata experiências vividas no240 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNISC, no Subprojeto de História,240desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário. Tem240como objetivo trabalhar de forma ampla e lúdica temas abrangentes da história em formato de curso pré-vestibular. Inicialmente o 240223grupo de pibidianas224 preocupou-se em direcionar as oficinas para o terceiro ano do ensino médio, no entanto, adolescentes do primeiro e segundo ano aderiram também, os alunos foram convidados a participar no turno inverso ao das aulas e foi questionado aos mesmos quais universidades e cursos iriam fazer após o término do ensino médio. Primeiramente houve adesão de duas alunas, porém, no decorrer do mês, até o presente momento a oficina já conta com oito adolescentes. Com as informações coletadas teve-se a preocupação de pesquisar quais os possíveis conteúdos que seriam240abordados no vestibular de 2014/2015 e alguns temas como 223OS 50 anos do Golpe Militar224 e 223Os cem anos da Primeira Guerra Mundial224.240 Como metodologias foram utilizados recursos como: data show, slides, revistas, livros, filmes, vídeos, jornais textos e poemas.240 As aulas são didáticas e feitas de maneira descontraída e divertida, pois como os discentes têm aula no educandário durante todo o período da manhã tornar-se-ia cansativo um curso dentro dos moldes tradicionais. Não ocorrem avaliações convencionais, visto que a participação da oficina é voluntária, mas são entregues aos alunos questões sobre o tema decorrido no dia, as mesmas são feitas individualmente e corrigidas pelo grupo, os alunos podem levá-las para casa e também foi solicitado aos mesmos um pen drive para que os slides, textos, artigos e poemas pudessem ser revisados. Também houve uma preocupação de que os alunos conhecessem as universidades as quais iriam prestar vestibulares assim como a grade curricular do curso escolhido, para isso foi pesquisada individualmente o local e as matérias que iriam abranger, após foi repassado a todos. Os alunos também solicitaram uma espécie de reforço, pois quando os mesmos têm provas abrimos meia-hora da oficina para responder dúvidas. Os resultados parciais têm se mostrado positivos, pois os alunos demonstram interesse e curiosidade. As conclusões até o presente momento é que o curso para os discentes é de grande valia, pois os alunos não dispõem de verba para realização de um pré-vestibular pago e o curso os têm auxiliado também no andamento das aulas do educandário, pois os discentes têm relatado que houve um aprendizado mais amplo, já que o conteúdo é constantemente revisado. Para os bolsistas do Programa os resultados também vêm se mostrando gratificantes, pois existe uma troca de experiências constante e interativa.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.