BULLYING X ADOLESCÊNCIA: UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE ESCOLARES DA ZONA URBANA E RURAL DE SANTA CRUZ DO SUL 226 RS

SANDRA MARA MAYER, FRANCINE KLOH

Resumo


Introdução: O Bullying240 escolar tem alcançado uma crescente dimensão em todo o mundo, ela teve um crescente aumento nas escolas, entre os professores e alunos, e isso merece mais atenção, devido ao grande aumento de denúncias realizadas pelos adolescentes . Bullying é uma atividade desejada e consciente que tem o objetivo de ferir, induzir o medo pela ameaça e criar terror, seja ela premeditada ou aleatória, óbvia ou sutil, de forma evidente ou as escondidas sendo vista facilmente ou sendo oculta. Um conjunto de atitudes agressivas, intencionais repetitivas, realizadas por um ou mais alunos causando dor, sofrimento e angústia. Objetivo:240 O presente estudo é de caráter descritivo exploratório e objetiva verificar se há diferença entre o comportamento relacionado ao bullying dos alunos nas escolas estaduais da zona urbana e rural do município de Santa Cruz do Sul - RS. Metodologia: Participaram do estudo 105 estudantes, sendo 61 do sexo masculino e 44 do sexo feminino. Para a coleta de dados, foi utilizado um questionário com 21 questões referentes240à agressividade na escola. A análise estatística dos resultados foi realizada no programa SPSS 20.0. Resultados: Os resultados apontam que existe um perfil de agressividade nos sujeitos avaliados. A escola da zona urbana nos mostra que 44,0% dos alunos já vivenciaram algum tipo agressividade, já na zona rural24034,8% dos alunos da escola tiveram a mesma experiência.240Em relação ao tipo de agressão mais utilizado, as duas escolas responderam que era a agressão verbal, sendo que a escola da zona urbana teve um índice menor de 15,2% contra 30,6% da escola da zona rural. Observa-se que o momento com maior número de agressões nos estabelecimentos de ensino é no recreio, tendo 16,9% a escola da zona urbana e 19,6% a escola da zona rural. Quanto às informações dos professores sobre os acontecimentos de agressões na escola, segundo os alunos, os professores impediram as agressões várias vezes, sendo que a escola da zona urbana teve um percentual de 12,3% contra 8,6% da escola da zona rural. Conclusão Através deste estudo, pode-se constatar que apesar de não haver uma diferença significativa entre as duas escolas, a maneira que a violência mais se apresenta são fisicamente e verbalmente, com os resultados obtidos, sugere-se que é necessário vigiar o recreio escolar, evitando assim maiores conflitos, atendendo e dando exemplo de comportamento adequados para os estudantes. Também é preciso uma maior atenção dos pais e professores para que, com a interferência deles, não haja mais tantos casos de agressões nas escolas.


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