SISTEMA MONETÁRIO: CONSTRUINDO APRENDIZAGENS NA DOCÊNCIA ASSISTIDA
Resumo
INTRODUÇÃO: Este trabalho relata uma experiência vivenciada durante as atividades de monitoria (docência assistida) através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade de Santa Cruz do Sul 226 PIBID/UNISC coordenado pelas Professoras Carla Lavínia Pacheco da Rosa e Helga Irmtraut Kahmann Haas. O PIBID tornou-se uma importante ferramenta em que podemos aprofundar os conhecimentos que foram construídos na universidade com a prática nas escolas, possibilitando assim, aliar a teoria à prática. A monitoria-docência assistida consiste em: acompanhar o trabalho do professor regente de uma turma, observando seu trabalho; auxílio aos alunos na realização das atividades; planejamento com o professor e execução das atividades planejadas com o acompanhamento deste. A monitoria foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental São Canísio, na turma 11, do 1º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que conta com 8 meninos e 8 meninas e tem como regente a Professora Aline Rodrigues. As turmas do 1º, 2º e 3º e ano da escola estão engajadas durante o ano letivo no 221222Projeto Sistema Monetário222222 que foi construído como uma das tarefas da formação em Matemática do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa do qual a professora participa. OBJETIVOS: O projeto tem como objetivo geral possibilitar ao aluno conhecer e compreender o sistema monetário brasileiro, reconhecendo a sua importância para a sociedade e para o meio em que vive. Sabemos que a mídia nos induz a consumir de forma desenfreada, por isso, conversamos com as crianças sobre a relação delas com o consumismo. A maioria das crianças, por ser de baixa renda, diz não comprar tudo o que gostaria. METODOLOGIA: Conversa inicial com as crianças questionando-as com as seguintes perguntas: Vocês preferem comprar algum produto de maior ou menor valor? Por quê? Vocês economizam? De que forma? Após a conversa, as crianças tiveram o primeiro contato com o livro 221222A Economia de Maria222222 que serviu como mobilizações para a distribuição de cédulas e moedas sem valor, para manuseio. Foram desenvolvidas as seguintes atividades: construção de um cofre coletivo, como forma de incentivo a economizar; 221222contribuir222222 diariamente colocando moedas no cofre; interpretação do texto 223A Ratinha Consumista224; construção de gráficos com dados coletados com a seguinte questão: 223A turma 11 prefere economizar ou gastar?224; identificação das cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro; interpretação de dados expressos em tabela; comparação de preços através de uma tabela da Festa junina. RESULTADOS: Durante a realização das atividades percebi que os alunos estavam interessados e participativos, demonstrando ter compreendido os conteúdos que foram trabalhados. A maioria das crianças entendeu que é importante economizar embora três preferissem gastar ao invés de poupar. CONCLUSÃO: Conclui que o contato com moedas e o dinheiro é fundamental para as crianças criarem uma noção do valor de determinados produtos, incentivando a criança a perceber o que é mais importante em relação ao dinheiro, se é gastar ou economizar, estabelecendo a noção de economia. Além disso, puderam compreender a importância de valorizar a moeda nacional, percebendo que o dinheiro é uma das 221222moedas de troca222222 quando queremos comprar um serviço.
Palavras-chave: Monitoria - Sistema Monetário 226 Economizar.
Instituição: UNISC - SANTA CRUZ DO SUL/RS
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