O PROGRAMA PIBID COMO PRIMEIRO PASSO PARA A PRÁTICA DOCENTE

CARLOS HENRIQUE WESTER SOUZA, FERNANDA LUIZA MEILI, CARLA LAVINIA PACHECO DA ROSA

Resumo


INTRODUÇÃO: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica. Ele proporciona a inserção dos estudantes matriculados nas licenciaturas, no cotidiano das escolas, através de bolsas, para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas orientadas. No Pibid/Unisc as atividades propostas são: Monitorias, Laboratório de Aprendizagem/Oficinas, Acompanhamentos Pedagógicos e participação em atividades de Gestão Escolar. Este resumo apresenta um pouco das nossas intensões e expectativas com o nosso recente ingresso como bolsistas no Subprojeto -1 Pedagogia Licenciatura. OBJETIVOS: Entramos em um curso de ensino superior com inúmeras dúvidas. Uma destas inquietações, certamente é a relação teoria e prática e a aquisição de experiência no ambiente escolar. O programa nos possibilita ter uma primeira noção dos desafios que encontraremos nos Estágios obrigatórios do curso de Pedagogia.240 Temos, portanto, como principal objetivo vivenciar uma experiência que nos insira na realidade escolar, atuando diretamente com as crianças. Objetivamos também, desenvolver o caráter de professor/pesquisador, fundamental para a formação continuada dos profissionais da educação. METODOLOGIA: O currículo do curso de Pedagogia é pensado de forma a interligar áreas do conhecimento necessárias para o desempenho da prática docente. Em nossa caminha durante os semestres já cursados, sentimos a necessidade de, além dos grandes e múltiplos conhecimentos teóricos, também estar realizando práticas relacionadas à profissão. Por mais conhecimentos que tenhamos construído no decorrer do curso, não estamos ainda preparados para o desafio de atuar como professores, profissão esta, que vislumbra além de um gostar de estar em sala de aula, uma importância social e formadora e é, portanto, a profissão onde só poderiam estar atuando os melhores e mais bem preparados profissionais. Participando do PIBID, podemos de forma mais efetiva, viver a experiência com as crianças e a escola, sem usurpar o papel do professor, papel para o qual estamos nos preparando para exercer durante o curso e, agora em uma prática orientada e supervisionada por professores do curso de Pedagogia e da escola. Também podemos participar no planejamento diferentes eventos e atividades da universidade nos levando a um maior aproveitamento e conhecimento do universo acadêmico. RESULTADOS: Tendo em vista todas as possibilidades e oportunidades que a bolsa nos confere, esperamos como resultados de nossa inserção no Programa, além da experiência com a escola e a prática docente, um maior e melhor desenvolvimento acadêmico e a oportunidade de outros conhecimentos que possam nos tornar mais competentes. CONCLUSÃO: Esperamos viver muitas experiências com nosso início no PIBID, que este tempo possa contribuir para nossa formação inicial e continuada de professores/pesquisadores. Que o programa possibilite um novo olhar sobre a escola, as crianças e a realidade da educação brasileira. Que nos prepare para o hoje e para quando nos formarmos. Que possamos estar aptos a exercer tão nobre profissão que é acima de tudo social.


Palavras-chave: Experiência em docência 226 Formação docente - PIBID.


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