DESENVOLVENDO A LEITURA E A ORALIDADE ATRELADAS À LITERATURA E ÀS TECNOLOGIAS: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR

JEAN MICHEL VALANDRO, GRASIELA KIELING BUBLITZ, GRASIELA KIELING BUBLITZ

Resumo


Introdução: Sabe-se que, desde o advento da Internet 2.0, as Tecnologias da Informação e Comunicação têm se popularizado como ferramentas educativas nos mais diversos níveis de ensino. Foi pensando em utilizar essas tecnologias como suporte para um aprendizado ainda mais eficaz que se elaboraram ações no projeto de extensão 223Tecnologia e Letramento Literário em Línguas e Literatura224. Essas ações visam à criação de atividades que englobam Língua Portuguesa, Literatura, Línguas Adicionais 226 Inglesa e Espanhola 226 além do uso de tecnologias para fins educativos. No presente ano, o projeto foi acrescido de atividades que também valem-se da utilização, em espaços formais, da linguagem oral a fim de contemplar o que dizem os Parâmetros Curriculares Nacionais que afirmam caber à escola ensinar ao aluno a utilização da linguagem oral nas mais diversas práticas cidadãs das quais ela faz parte. Também ampliou-se o projeto no sentido de introduzir práticas dramáticas ligadas à Literatura, levando-se em conta que as artes são de grande valia na educação do corpo discente quando compreendidas como representação simbólica dos sentimentos e pensamentos humanos. Além disso, mantiveram-se algumas ações que abordam a oralidade em Línguas Adicionais. Objetivos: Com relação aos objetivos do projeto, elenca-se como sendo a principal meta oportunizar o aperfeiçoamento didático-pedagógico contínuo dos professores de Língua Portuguesa, Línguas Estrangeiras (inglês e espanhol) e Literatura, com foco na atualização de metodologias de ensino/aprendizagem, apoiadas em recursos tecnológicos e como objetivos específicos ampliar e aprofundar conhecimentos relativos ao Letramento em Línguas e Literatura, com foco no letramento digital, gêneros discursivos orais e metodologias de ensino através de oficinas, encontros e minicursos; capacitar docentes, através de oficinas, a fim de orientar os alunos para os concursos de oratória, de cinema e literatura; promover o I Festival Regional de Cinema e Literatura; promover o I Concurso de Leitura em Língua Espanhola e VII Concurso de Leitura em Língua Inglesa; promover o I Festival Regional de Cinema e Literatura; promover o I Concurso Regional de Vídeo Oratória; promover o I Festival Regional de Cinema e Literatura; promover o I Concurso de Leitura em Língua Espanhola; promover o XV Encontro Estadual de Professores de Língua Inglesa e o X Encontro de Língua Espanhola na UNIVATES; promover o II Congresso Estadual de Formação de Professores de Línguas e de Literatura e a XIII Semana Acadêmica de Letras; compartilhar os conhecimentos por meio de produção técnica. Metodologia: A metodologia empregada compreende participação de toda equipe de trabalho em reuniões para planejamento e organização das atividades, assim como sua respectiva divulgação. O bolsista fica encarregado de registrar as ações, além de auxiliar o grupo a planejá-las e executá-las. Resultados e conclusão: 240Já, quanto aos resultados, ainda não se pode mensurar o número de participantes devido ao nosso cronograma ter a maioria dos eventos com ocorrência no segundo semestre, porém há a expectativa de aumento de pessoas envolvidas no projeto devido à ampliação de ações que pretendem contribuir para o letramento digital através das novas atividades que visam à interação entre tecnologia e linguagem.


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